Política Titulo São Bernardo
Marinho abre diálogo, mas PCdoB não garante adesão

Críticos da articulação, comunistas dizem que definem hoje se vão caminhar com Tarcisio

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
27/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), fez proposta ontem para o PCdoB integrar bloco de partidos aliados na pré-campanha do ex-secretário Tarcisio Secoli, nome escolhido por Marinho para representar o PT na corrida pela Prefeitura em outubro. O chefe do Executivo, no entanto, saiu do encontro sem a garantia de aliança por parte da cúpula comunista, que promete desfecho até o início da tarde de hoje. Os comunistas chegaram admitir que podem apoiar um dos projetos da oposição.

Aliados de Marinho desde o segundo turno da eleição de 2008, quando o petista venceu pela primeira vez concorrência pelo Paço, o PCdoB tornou público recentemente seu descontentamento com o prefeito petista e demais interlocutores da pré-candidatura de Tarcisio. Os dirigentes da sigla no município dizem que foram escanteados, deixando de participar das decisões de campanha e também nas definições de coligações proporcionais.

“Falta este gesto.Um cuidado, um respeito por tanto anos de parceria. Nunca falamos em cargos e sim em projeto para eleição. Eles (do PT) simplesmente contam com o nosso apoio, mas sem construir e não é assim”, descreveu o presidente municipal do PCdoB, Jorge Costa Oliveira. O posicionamento firmado pelo dirigente local foi endossado pelo deputado federal Orlando Silva, presidente da sigla comunista no Estado.

Caso se confirme a baixa, o arco petista que busca triunfo com Tarcisio soma o quinto revés. Antes, PSB, PTB, PRB e DEM anunciaram saída do bloco petista para adesão a candidaturas da oposição. O entrave com comunistas tem impedido Marinho avançar na definição das coligações entre os demais partidos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;