Esportes Titulo
Diego Hypólito fecha trajeto no ABC

Secretário de Esportes de S.Bernardo, Zé Alexandre Devesa estava escalado para encerrar evento, mas foi substituído

Por Márcio Donizete
Especial para o Diário
24/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O histórico dia em que a Tocha Olímpica passou pelo Grande ABC foi encerrado às 19h20 com grande festa em espaço externo atrás do Ginásio Poliesportivo de São Bernardo. O último condutor foi o ginasta Diego Hypólito, esperança de medalha na Olimpíada do Rio, que acendeu a pira em palco montado pela organização. O símbolo dos Jogos dormiu no município e vai hoje para a Capital, onde segue caminho por todo o dia.

“É uma enorme honra, jamais imaginei representar uma Nação e jamais imaginei conduzir a tocha. Isso me honra muito, porque todos os meus esforços e todos os dias que treino, que já somam 20 anos, são por vocês, que acreditam no meu trabalho”, disse Hypólito em discurso às milhares de pessoas que compareceram ao fechamento do evento. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), também marcou presença no festejo.

Porém, o atleta da ginástica artística substituiu o secretário de Esportes são-bernardense José Alexandre Devesa, que estava escalado pelos organizadores para fechar o revezamento. Em conversa com o Diário, ele explicou que uma coordenadora dos condutores o retirou do ônibus momentos antes por ele exercer um cargo público.

“Estava vestido com o uniforme do revezamento e tudo mais, mas me tiraram do revezamento”, justificou o secretário, chateado. Mas destacou que a escolha foi da organização pela sua história com o vôlei de São Bernardo, e que isso foi aprovado pelo comitê. “Acho que poderiam resolver de outra forma, faltou compreensão dos fatos”, completou.

Em coletiva durante a semana, foi informado que Zé Alexandre seria o último condutor, mas já às 15h de ontem ficou sabendo que iria transmitir a chama a Diego Hypólito. Só não esperava ficar de fora de festa.

Capital tem festa longa com Gustavo Borges e Maria Esther

O revezamento da Tocha Olímpica chega hoje a São Paulo para dia e percurso longos. Serão 260 condutores por 51 quilômetros na Capital do Estado e o início do tour será logo cedo, às 7h45, no Museu do Ipiranga. O ex-jogador de vôlei Amauri Ribeiro, ouro em Barcelona-1992, inicia o trajeto que, na sequência, tem prevista descida de skate na ladeira do Parque da Independência com o campeão brasileiro Rony Gomes.

Diversos pontos históricos da cidade estão no percurso, que receberá famosos, anônimos e esportistas, como o ex-nadador Gustavo Borges e a ex-tenista Maria Esther Bueno.

O encerramento está previsto para as 19h com o acendimento da pira cerimonial por Ademir da Guia, Rivelino e Zetti, ídolos de Palmeiras, Corinthians e São Paulo, no Sambódromo do Anhembi. Shows de Ludmilla e Luan Santana encerram a festa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;