Política Titulo
Com Márcio em alta, PSDB prepara saída na disputa pela vice de Lauro

Tucanato de Diadema vê Maridite perder força em indicação, mas segue em arco de aliados

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
09/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A reviravolta na base aliada do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), que colocou o vereador Márcio da Farmácia (PV) como favorito a vice do chefe do Executivo para eleição de outubro em detrimento a indicação da ex-vereadora Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB), é admitida pelo próprio tucanato local, que prepara saída da disputa pelo posto de número dois da chapa governista.

Dirigente do PSDB no município, o vereador e ex-prefeito José Augusto da Silva Ramos segue despistando o tom, apontando que “a prioridade é a reeleição de Lauro” e que a formação da chapa é uma escolha “exclusiva” do verde. Zé Augusto, marido de Maridite, tem, inclusive, evitado debater indicação de vice no diretório.

Um exemplo aconteceu na reunião de quarta-feira à noite, em que a pauta focou na formação da chapa de pré-candidatos ao Legislativo. O tucanato, que estará em coligação proporcional com o PV e o PCdoB, deliberou por redução no número de nomes colocados. A prioridade é conseguir garantir três cadeiras na Câmara: a do próprio Zé Augusto, do atual presidente do Parlamento, José Dourado, e do ex-vereador Atevaldo Leitão. A postura do presidente tucano em não trazer a discussão de vice ao diretório tem irritado os filiados. Comenta-se que Zé Augusto não quer atritos com Lauro, que o manteve à frente da Saúde por mais de três anos, mesmo com muitas críticas.

“O prefeito precisa ter tranquilidade para escolher seu vice. Não podemos atropelar nada e nem forçar. Estamos construindo um diálogo”, pontuou Zé Augusto.

Para integrantes do partido, a nomeação de Márcio é iminente. O episódio precisa ser encarado de forma natural, sem brigas ou rupturas. A sigla, segundo os próprios correligionários, ficou engessada e com poucos nomes de peso para reverter cenário.

No fim do mês passado, após Lauro encaminhar a nomeação de Maridite para a dobrada, integrantes da alta cúpula do governo do verde passaram a agir para reverter decisão do prefeito, expondo superioridade de Márcio em comparativo frente ao eleitorado. O principal ponto é a votação do vereador na eleição de 2014, quando tentou vaga na Câmara Federal. Na ocasião, conquistou 40.979 votos – sendo 33.571 em Diadema, a maior votação dentro da cidade. Paralelamente a isso, os aliados reforçaram o distanciamento de Maridite do cotidiano do município. Depois de liderar o tucanato na corrida pela Prefeitura eleição de 2012, ficando em terceiro lugar, a ex-vereadora passou a se dedicar ao trabalho no Hospital de São Mateus, na Zona Leste da Capital,

Cotado, Márcio mantém disposição para assegurar o posto. “Eu jamais indiquei meu nome. Foi tudo natural. O que reforço é a minha tranquilidade em assumir o desafio se caso for passado. Posso contribuir. Por enquanto, estou fazendo pré-campanha a vereador.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;