Contexto Paulista Titulo
Um bom momento para empreender

Como elaborar projetos para obter apoio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)?

Por Do Diário do Grande ABC
07/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Como elaborar projetos para obter apoio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)? Cerca de 250 empresários de várias regiões de São Paulo participaram há poucos dias de evento na Capital para ouvir dicas preciosas a esse respeito. Algumas delas vieram de Ronald Martin Dauscha, presidente do Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná da Federação das Indústrias daquele Estado. Ele identifica aumento na disposição de empreendedores de criar pequenas empresas de base tecnológica (startups) no País. Seguem alguns tópicos abordados por ele sobre esse tema emergente, divulgados pela Agência Fapesp:
4 “Muitas vezes sócios de micro e pequena empresa nascente de base tecnológica são muito bons no desafio tecnológico que pretendem resolver, mas não têm ideia de como abordar, como identificar quais são os verdadeiros clientes e seu mercado, como fazer seu produto chegar até o seu cliente e como comunicar”.
4“Quando eu dava aulas em cursos de Engenharia e perguntava para os alunos quantos queriam ser empresários, só um ou outro levantava a mão. Hoje, metade da classe levanta a mão. Há uma tendência cada vez maior de as pessoas querer empreender. E isso tem relação, também, com as chamadas gerações Y e Z, que não se enxergam trabalhando no governo ou em grande empresa, mas realmente querem ser donas de seu próprio nariz, fazer seus próprios planos e atingir seus ideais”.
4 “As grandes empresas fazem inovação com as universidades, com seu fornecedor e até com concorrentes. Mas, para que esse processo de inovação aberta seja completo, têm de enxergar realmente que devem olhar muito fortemente esse mercado das startups, das empresas com tecnologias emergentes. Elas podem comprá-las, acompanhá-las ou fazer parceria. E isso é tendência mundial. As startups já fazem parte do conceito moderno de inovação e no Brasil também estão em crescimento”.
4 “A inovação é trabalho conjunto. As pessoas têm de deixar de trabalhar em feudos, tem de conversar e reconhecer que possuem determinada competência, mas não outras, que poderiam ser trocadas com seus próprios competidores dentro de cadeia de produção. A participação das empresas em cadeias de produção permite ganhos enormes, porque possibilita que sejam subfornecedoras de uma área ou de uma linha tecnológica, por exemplo”.
4 “Há certo complexo de inferioridade de não imaginar que podem vender para o mundo inteiro e de nem sonhar que podem ser empresas globais. Isso é ruim porque em muitas decisões que são tomadas inicialmente se abre mão de série de possibilidades. Por isso, os exemplos que temos de inovação global ainda são de aplicativos e softwares, que são negócios que exigem investimento relativamente pequeno. Eles são criados por pessoas em faixa etária até 30 anos, em que o maior investimento delas é tempo. Mas o próximo passo deverá ser desenvolver soluções que envolvam um pouco mais de hardware ou algum tipo de modelagem, por exemplo, que envolvam outros temas e tipos de serviços”.

Paraíba Valley
Um grupo de 13 startups do Vale do Paraíba se juntou para transformar a região em um polo de desenvolvimento de novas ideias e tecnologias. A meta é atrair mais empresas desse modelo, criando um “ecossistema” de desenvolvimento, com a presença de investidores, empreendedores, além de profissionais e serviços. As informações são do jornal “O Vale”, da Rede APJ (Associação Paulista de Jornais). O intuito é fazer com que todas as cidades da região sediem uma startup, assim como já acontece com as cidades de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Taubaté, entre outras.

União
Na visão de um dos fundadores e gerente de operações e marketing da startup Guichê Virtual, Halyson Valadão, é importante que haja união de startups para que elas possam ajudar as que estão surgindo.
“A geração mais nova tem vontade de criar o novo e tem mais insegurança, então com essa união podemos ajudar umas às outras”, afirma. Michel Amaral, da Designa, incentiva o compartilhamento de ideias para um mundo melhor e de pessoas e profissionais melhores. “Não tenha medo de compartilhar suas ideias, compartilhar o que vocês fazem de melhor. Quando você compartilha, você recebe algo de volta e alimenta o ciclo de aprendizado contínuo”, diz ele.

Bioeconomia
Nos dias 30 e 31 de agosto será realizada na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, campus de Botucatu, a segunda edição do ‘Workshop de Inovação e Empreendedorismo em Bioeconomia’. O evento tem como objetivo desenvolver a cultura empreendedora na comunidade acadêmica e provocar questionamentos nos conceitos envolvidos para aprimorar o conhecimento em inovação.

Restrições
Devido às eleições municipais, desde o sábado algumas ações estão proibidas nas prefeituras, como nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional. Também não é permitida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;