Setecidades Titulo Sem mobiliário
Sem mobiliário, cidade adia mais uma vez entrega da UPA

Promessa do prefeito Gabriel Maranhão é
concluir unidade de Saúde em três semanas

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
02/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A Prefeitura de Rio Grande da Serra adiou mais uma vez a entrega da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, atrasada há dois anos. Segundo o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB), houve problema com o mobiliário e, por isso, a ligação elétrica não foi feita pela AES Eletropaulo.

“Não vou fazer politicagem e entregar sem condições de uso”, disse o chefe do Executivo a respeito da lei eleitoral, que dá prazo até hoje para que ele participe de inaugurações no município, já que concorre à reeleição. Apesar da afirmação, Maranhão participou de vários eventos ontem: inauguração da sede do Conselho Tutelar, entrega de reforma de quadra no bairro Santa Teresa, ordem de início das obras da creche da Vila São João e inauguração do Parque Linear Luiz Antonio Correa, no bairro Recanto das Flores.

Sobre a UPA, Maranhão destacou que a Prefeitura teve que arcar com os cerca de R$ 600 mil para mobiliar o espaço, já que emendas parlamentares que previam o valor não foram pagas. “A gente gastou todo esse dinheiro e não podemos entregar de qualquer jeito. Na segunda-feira chega a mobília que está faltando e, no mesmo dia, vamos ligar para o Ministério da Saúde para que venham vistoriar e fornecer a licença de funcionamento.” A AES Eletropaulo informou que também precisa de tempo para garantir a inspeção do espaço antes de realizar a ligação na rede elétrica. A estimativa é que tudo seja resolvido e a unidade, disponibilizada à população em até três semanas.

A obra para construção do prédio da UPA teve custo de R$ 2,2 milhões. Localizado na Avenida dos Autonomistas, o equipamento de Saúde terá capacidade para atender ainda moradores do Parque Andreense e Paranapiacaba, em Santo André, o que possibilitou sua construção, já que UPAs só podem ser erguidas em municípios com mais de 50 mil habitantes, conforme as regras do governo federal.

A previsão de entrega inicial da unidade era em 2014, no entanto, a construção sofreu com atrasos nos repasses e problemas com emendas parlamentares para custeio dos equipamentos. Neste ano, a entrega da UPA estava prevista para o dia 29 de maio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;