Memória Titulo Memória
João dos Quadros. O reconhecimento
Ademir Medici
02/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Sua origem étnica vem do Império Russo, a formação é universal. O escultor João Delijaicov Filho, o João dos Quadros, é universal porque dedica toda a vida a reunir obras de arte geralmente assinadas por artistas locais, do Grande ABC, com uma visão que ultrapassa os limites regionais para ganhar o mundo. Detalhe: João faz tudo isso praticamente a custo zero.

É em trabalhos como o do João dos Quadros que nos baseamos ao afirmar que o Grande ABC produz muito mais do que faz supor o seu (decadente ou não) parque industrial. O Grande ABC também produz arte.

Perguntem ao João, à queima-roupa, quantos quadros formam hoje a Pinacoteca de São Bernardo? Ele responderá, de pronto, o número exato, de cabeça, sem consultar fichas ou registros eletrônicos.

Estiquem a conversa, e ele vai contar a história de cada pintura, de cada escultura, de cada desenho exposto ou preservado na reserva técnica deste verdadeiro parque do Jardim do Mar, o antigo Fórum. Uma questão de amor ao que faz.

Outro dia lemos aqui no Diário que o João vai se aposentar. Duvidamos. O João não para, não pode parar. O seu discurso é para inglês ver. O João universal de São Bernardo tem uma missão sacerdotal, respeitada, em especial, pelos artistas.

Querem uma prova? Deem um pulo hoje à Pinacoteca de São Bernardo. O João vai receber o título de Cidadão São-Bernardense, ele que nasceu na Mooca. Apostamos todas as fichas que a Pinacoteca estará lotada, todos querendo abraçar aquele que tornou realidade o sonho de documentar a arte neste subúrbio em constante transformação.

Aproveitem para conhecer um pouco da arte reunida. Vocês verão: será a mais pura descoberta graças a um homem que não faz discurso, se esconde do ‘oba-oba’, tem horror a microfone e que sempre arranja um jeito de colocar no seu lugar a última obra incorporada a este acervo magnífico. Sem onerar os cofres públicos.

Sessão solene de entrega do título de Cidadão São-Bernardense a João Delijaicov Filho pela Câmara Municipal

Iniciativa: vereador José Cloves

Data: hoje, às 16h30

Local: Pinacoteca de São Bernardo

Endereço: Rua Kara, 105, Jardim do Mar, em São Bernardo (ao lado da Cidade da Criança)

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Rádio ABC AM (1570) – Causas nobres. Em pauta, o Centro Regional de Atenção aos Maus-Tratos na Infância do Grande ABC. Presença de duas coordenadoras da instituição, Ligia Vezzaro Caravieri e Melissa Teron. Produção e apresentação: Luiz Carlos Gimenes. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Em pauta uma verdadeira aula, da melhor qualidade, aos que cursam, aos que pretendem cursar e aos que já se formaram na área de Direito, conforme explica o jornalista Milton Parron, responsável pelo Centro de Documentação e Memória da Band, produtor e apresentador do programa >Memória.

- Trata-se de um julgamento pelo Tribunal do Júri de um réu que assassinou a mulher da qual estava separado, por ciúmes e inconformismo pela separação.
Foi um dos crimes passionais que mais emocionou a opinião pública, segundo os anais da Justiça brasileira.

- Os nomes dos personagens estão omitidos em respeito à memória da vítima e em respeito ao réu, que já cumpriu a sentença que lhe foi imposta e, principalmente, para resguardar os familiares de ambos.

- A atuação de dois dos mais brilhantes criminalistas deste País naquele julgamento, Waldir Troncoso Peres e Márcio Thomaz Bastos, é um documento que deveria figurar para consulta em todas as faculdades de Direito.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 2 de julho de 1986 - ano 29, edição 6174

Manchete – Governo definirá normas de importação de alimentos

São Caetano – Reaberta a Biblioteca Paul Harris, fechada durante três anos por causa de um incêndio.

Mauá – Posto do INPS será transformado em agência.

Automobilismo (André Gomide, com fotos de Alberto Murayama) – Roupa nova no templo do cross de Santo André. Pista construída em 1983, no hoje Parque Central.

Em 2 de julho de...

1856 – Criado o Corpo de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, capital imperial.

1916 – Marcado para Santo André um jogo intermunicipal de futebol: Edu Chaves, de São Paulo x União Fortaleza, de São Bernardo.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: a ofensiva inglesa nas regiões de Albert e Sommo.

1961 – Aprovado em primeira discussão projeto de lei da vereadora Antonia Ortega de Abreu – a Professora Antoninha – dispondo sobre a denominação de diversas vias públicas da Vila Baeta Neves, em São Bernardo.

Hoje

- Dia da Independência da Bahia

- Dia do Bombeiro

- Dia Internacional do Cooperativismo

Santos do Dia

- São Bernardino Realino (Itália, Capri, Nápolis, 1-12-1530 – Lecce, 2-7-1616). De prefeito de Nápolis a religioso. Ordenado padre jesuíta aos 35 anos. Fundou um colégio em Lecce, onde atuou durante 42 anos. É padroeiro de Capri e Lecce.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Oto de Bamberga

- Monegundes

- Pedro de Luxemburgo

Municípios Brasileiros

Celebram aniversário neste dia 2 de julho: Alagoinhas (BA), Amaturá (AM), Curral Velho (PB), Macajuba (BA) e Santa Isabel do Ivaí (PR).

Em louvor a Santo Antonio...

As famílias Lorenzini e Cavana convidam para a reza do terço em comemoração a Santo Antonio, na capelinha que as duas famílias mantêm na Rua Luiz Cavana, Centro de São Caetano, entre os números 130-138.

É a capelinha de Santo Antonio, a dois minutos, a pé, do antigo Cine Vitória, e cuja história Memória contou no ano passado.

A reza será neste sábado, 2, às 15h. Será celebrada pelas oradoras do terço da Matriz Sagrada Família, a serem recepcionadas pela zeladora da capelinha, Maria Thereza Rossi Lorenzini e família.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;