Setecidades Titulo Preocupação
S.Bernardo registra morte
de criança por meningite

Menina de 9 anos era estudante da Emeb Bosko Preradovic,
no Jardim das Orquídeas; outra aluna, de 7 anos, está na UTI

Thaís Moraes
do Diário do Grande ABC
24/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Pais e responsáveis de estudantes da Emeb Bosko Preradovic, no Jardim das Orquídeas, em São Bernardo, estão assustados com casos de meningite registrados na unidade escolar. Ao menos uma aluna de 9 anos morreu por causa da doença, e outra de 7 está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Os pais não querem que seus filhos compareçam às aulas enquanto a situação não for esclarecida pelo poder público.

A Prefeitura confirma os dois casos, tanto a morte quanto a internação. Entretanto, os pais dizem que quatro alunos foram diagnosticados com a doença.

A sobrinha da cabeleireira Helen Aparecida Alexandre Santos, 32 anos, está internada desde o dia 12. "Ela se queixou de dores fortes de cabeça. Levamos para o Hospital São Bernardo e ela seguiu direto para a UTI. Inclusive, a menina que morreu vinha para a aula no mesmo ônibus escolar que minha sobrinha", afirma.

Por conta do medo dos pais em enviar as crianças para a escola, a Prefeitura promoveu na tarde de ontem palestra com a médica infectologista da vigilância epidemiológica da cidade Vera Bolzan. Dezenas de pais compareceram à reunião, mas não concordaram com as explicações.

Após serem informados sobre o que é a doença, as formas de contágio e o tipo de tratamento, os responsáveis reivindicaram o fechamento da escola para que seja feita higienização. Eles também querem que os alunos recebam antibióticos que eliminem a bactéria meningococo, responsável por uma das formas de contágio da meningite, que também pode ser causada por vírus ou fungos. No entanto, a vigilância epidemiológica afirmou que tais medidas não serão tomadas, pois não haveria necessidade (leia mais abaixo).

A dona de casa Daniele Araújo Lima, 32, disse que sua filha não comparecerá à escola. "Enquanto não higienizarem o lugar, ela não vai".

A também dona de casa Bruna Campos Cordeiro, 25, reclama que há duas semanas busca por informações. "A cada dia a escola conta uma história diferente. Minha filha não irá para o colégio enquanto não fizerem uma limpeza e garantirem a segurança das crianças."

Casos seriam coincidência, diz Prefeitura

De acordo com a vigilância epidemiológica de São Bernardo, os dois casos de meningite registrados na Emeb Bosko Preradovic tiveram procedências diferentes e, por isso, teriam sido coincidências.

No caso da aluna que foi a óbito, tratava-se de meningite bacteriana. Portanto, as pessoas que faziam parte do seu convívio, como os pais, os colegas de classe e do ônibus escolar, receberam antibiótico para erradicar a bactéria, conforme a Prefeitura. A cabeleireira Helen Aparecida Alexandre Santos, tia da menina que está internada, porém, garante que ela era do mesmo ônibus escolar da aluna morta e que não teria recebido medicação.

Segundo a administração municipal, porém, a estudante que está internada contraiu a doença de forma viral e, neste caso, não há remédio. "Muitas pessoas possuem o meningococo, mas nem sempre desenvolvem a doença. Isso ocorre porque cada um tem uma imunidade diferente", explica a chefe da vigilância epidemiológica Cândida Kirschbaum.

A bactéria, que fica alojada na garganta, é transmitida por meio da saliva e entre pessoas que convivem de maneira muito próxima.

Em relação à higienização do ambiente, Cândida esclarece que isso não resolve. "As bactérias não sobrevivem fora do corpo humano."

Embora situações como essa façam com que pessoas tenham medo de sair de casa, a infectologista Vera Bolzan recomenda o contrário. "É importante ter contato com vários locais para desenvolver imunidade", alerta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;