Economia Titulo Macroeconomia
Governo estuda elevar projeção do PIB
05/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que o governo está revisando para algo entre 5,5% e 6,5% a estimativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano. Atualmente, a projeção oficial do ministério é de expansão de 5,2% em 2010. Segundo ele, a meta do governo é crescimento de longo prazo entre 5% e 6%, que é considerado um patamar sustentável. Uma expansão consistentemente acima do teto dessa faixa, na visão dele, exige medidas para moderar a atividade econômica.

Nesse sentido, Barbosa disse que o governo pode acionar a política fiscal para conter o ritmo da atividade econômica. Ele falou que isso não necessariamente implica aumento da meta de superávit primário (hoje fixada em 3,3% do PIB). "Podemos mexer na execução da política fiscal", disse.

Ele explicou que o governo, por exemplo, pode não usar a margem de manobra dada pelos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que permitem na prática um resultado primário menor que a meta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;