Setecidades Titulo Abastecimento
Sabesp dá desconto para consumidor que economizar água

Queda de 20% no consumo mensal dá direito a, em média, 30% de redução na tarifa do cliente

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
02/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anunciou ontem que oferecerá desconto de, em média, 30% na fatura para consumidores de áreas abastecidas pelo Sistema Cantareira que reduzirem o consumo mensal de água em 20%. A medida beneficia moradores da região central e Norte da Capital e das cidades de Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Francisco Morato, Francisco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba.

O plano emergencial foi a alternativa adotada para afastar a possibilidade de racionamento nas áreas abastecidas pelo Sistema Cantareira. O manancial, que atende 9,8 milhões de pessoas da Região Metropolitana, está com o menor nível dos últimos dez anos – 21,9% enquanto a média é de 61%. “Estamos atravessando um momento crítico. A temperatura para o mês de janeiro ficou acima da média histórica desde 1934 e o volume de chuvas está abaixo da média mínima em 81 anos de registro”, explica a presidente da companhia, Dilma Pena.

O incentivo para quem poupar água será aplicado na fatura entre os meses de março e setembro e levará em conta a média de consumo dos últimos 12 meses. A conta do cliente informará a meta de economia a ser atingida e o desconto da tarifa pode chegar a até 48%, já que o cálculo varia conforme o volume de água utilizado. “É uma premiação para o exercício da cidadania”, destaca Dilma. A iniciativa já foi utilizada pela companhia em 2004, quando consumidores tinham possibilidade de abate de até 20% da conta.

Na região, apenas São Caetano recebe água do Sistema Cantareira. Na terça-feira, o diretor geral do DAE (Departamento de Água e Esgoto de São Caetano), Wellington Kalil, se reunirá com diretores da companhia para avaliar a situação do abastecimento do município e a possibilidade de aderir ao plano de incentivo. “Vamos verificar se a cidade terá desconto da Sabesp na compra de água por atacado e também se há algum impedimento jurídico para a ação.”

A média de consumo diário de água por pessoa na Região Metropolitana é de 161 litros, volume acima do considerado ideal pela ONU (Organização das Nações Unidas) – 110 litros. A meta da Sabesp é que cada morador gaste até 128 litros diariamente. A média hoje é de 257 litros por dia por habitante. “Iniciamos campanha para conscientizar a população sobre a importância de economizar”, destaca Kalil.

A presidente da Sabesp afirma que a ação não vale para consumidores dos demais mananciais – sistemas Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro –, tendo em vista os níveis normais de reservação nestes pontos. “Choveu na média nestes locais.” O morador consegue verificar o sistema que abastece a residência na fatura.

Santo André é abastecida por três sistemas, sendo que 94% da água são comprados da Sabesp, cuja captação é feita no Rio Claro e no Rio Grande. São Bernardo e Diadema são abastecidos pelo Sistema Rio Grande, enquanto Mauá recebe água dos sistemas Alto Tietê e Rio Claro. Ribeirão Pires é abastecida pelo Sistema Rio Claro e Rio Grande da Serra pelo Ribeirão da Estiva. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;