Economia Titulo
Índia eleva taxa de juros para 7,75% ao ano
Por
29/10/2013 | 06:55
Compartilhar notícia


O Banco da Reserva da Índia (RBI, na sigla em inglês) elevou a sua taxa de juros em 0,25 ponto porcentual, para 7,75%, e reduziu a taxa do Marginal Standing Facility (MSF, na sigla em inglês) em 0,25 ponto porcentual, para 8,75% ao ano nesta terça-feira. A decisão está em linha com a projeção de 13 dos 15 economistas consultados pelo Wall Street Journal.

A redução da taxa do MSF, uma linha de empréstimo emergencial aos bancos, é uma tentativa do banco central para aliviar as restrições de liquidez e impedir apostas contra a rupia indiana. Ao estreitar a distância das duas taxas, o BC indiano busca retomar uma política monetária mais tradicional.

No comunicado, o banco central da Índia disse esperar que a inflação permanecerá elevada pelo resto do ano fiscal, até março. O RBI disse que, com a recente aceleração da inflação, "é importante quebrar a espiral de preços em elevação para conter a erosão da poupança financeira e fortalecer as fundações do crescimento.

O RBI também aumentou a quantidade de dinheiro que empresta aos bancos via operações de 7 dias e de 14 dias. Agora, as instituições financeiras poderão captar até 0,5% de seus depósitos líquidos, de 0,25% estabelecido anteriormente. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;