Setecidades Titulo Infraestrutura
Sto.André não pediu
autorização ao Estado
para reforma do Paço

Obras em prédio tombado precisam de liberação de conselho de defesa do patrimônio

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
20/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo) ainda não recebeu solicitação da Prefeitura de Santo André para reforma do Paço. Como o prédio do Executivo é tombado pelo órgão estadual, qualquer intervenção no edifício – construído na década de 1960 – precisa de liberação do conselho vinculado à secretaria estadual de Cultura.

Laudo realizado pela empresa Falcão Bauer para identificar as atuais condições do imóvel orienta a administração municipal a recupera as armaduras da caixa d’água – localizada no 21° pavimento –, que encontram-se em nível avançado de corrosão, além de projeto de adequação estrutural dos pilares do elevador. As duas intervenções devem ser feitas dentro de seis meses.

De acordo com a Prefeitura, edital para contratação de empresa que fará a restauração dos locais citados, inclusive reforma da fachada, está prestes a ser lançado. As obras terão custo aproximado de R$ 4 milhões. No entanto, não há previsão para início dos trabalhos, que depende da finalização do processo licitatório, que leva, em média, de três a seis meses, e da autorização do Condephaat.

A administração municipal foi questionada sobre quando irá solicitar a liberação para os serviços ao Estado, mas, até o fechamento desta edição, não se pronunciou sobre o caso.

Segundo o conselho estadual, o Executivo deve apresentar o projeto de reforma, que será analisado pelos técnicos da entidade. Não há estimativa de quanto tempo o Condephaat levará para aprovar as intervenções após solicitação da Prefeitura. Apesar dos problemas apontados, o laudo diz que o prédio apresenta coeficiente de segurança “aceitável para utilização.”

O Condephaat informou que o último pedido de obras no Paço feito por Santo André ocorreu em agosto do ano passado. Na ocasião, o conselho aprovou a construção de um cordão de concreto para sanar infiltrações pluviais no edifício.

A Prefeitura foi procurada, mas não houve resposta se tal intervenção já foi concluída e qual a importância da obra.

Isolamento

O laudo da Falcão Bauer também diz que o Paço deve ser isolado, pois existe possibilidade de deslocamento do revestimento cerâmico das fachadas, com iminência de queda e risco crítico. O Executivo descarta qualquer risco de queda de detritos no prédio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;