Internacional Titulo Candidatos
Bachelet e Longueira vencem primárias
01/07/2013 | 00:16
Compartilhar notícia
Fabio Rodrigues/DGABC


Os cidadãos do Chile decidiram em eleições primárias que a ex-presidente Michelle Bachelet e o ex-ministro de Economia Pablo Longueira deverão se enfrentar na eleição presidencial de novembro.

A ex-presidente Michelle Bachelet venceu com facilidade os outros três candidatos para liderar a coalizão Nova Maioridade, de centro-esquerda. Bachelet, que é médica pediatra, terminou o mandato de quatro anos em 2010 com alto índice de popularidade.

Já Pablo Longueira, ex-ministro da Economia, deverá ser o candidato da Aliança pelo Chile, de direita.

Dos cerca de 12 milhões de cidadãos que poderiam voltar no Chile, por volta de 3 milhões foram às urnas neste domingo. A votação marcou a primeira vez que o país sul-americano realizou eleições primárias para escolher candidatos para os dois principais blocos políticos.

A eleição presidencial de novembro também contará com outros candidatos, como o ex- parlamentar Marco Enriquez-Ominami, que concorreu à presidência em 2009 depois de sair do Partido Socialista.

Bachelet recebeu cerca de 73% dos mais de 2,1 milhões de votos para a coalizão de centro-esquerda. Já Longueira, que foi ministro da Economia de julho de 2011 a abril de 2013, sob o governo do atual presidente Sebastián Piñera, foi escolhido como candidato da Aliança e ficou à frente do ex-ministro da Defesa, Andres Allamand. Longueira recebeu mais de 413 mil votos em relação aos cerca de 391 mil de Allamand. Piñera não pode concorrer à reeleição imediata sob a lei chilena. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;