Para Luiz Antônio Fayet, citado pela Agência Brasil, a maioria dos problemas estão relacionados ao desperdício, alterações nas rotas operacionais e multas por demora no embarque da mercadoria.
“O dinheiro para investimento é importante, mas o mais importante é a gestão”, explica Fayet.
Ainda segundo o consultor, as dificuldades de escoamento não serão maiores porque a safra de grãos 2003/2004 será reduzida. “Se a produção, principalmente de soja, tivesse se confirmado, teríamos um caos”, afirma.
Fayet acredita que uma melhor utilização dos portos de São Luiz, Rio da Madeira e Santarém poderia desafogar o porto de Paranaguá e assim dinamizar e economizar o custo do escoamento da produção.
Além disso, ele enfatizou a importância de maiores investimentos para a recuperação das rodovias, ampliação de capacidade de armazenagem e adequação do setor ferroviário para atender a crescente demanda externa por produtos agropecuários brasileiros.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.