Setecidades Titulo Memória
Gente da Pedreira: Licão, Cambuci, Faustino, Dino Galo, Antero, Hermenegildo Guariento...

Joel Maziero relembrou nomes que fizeram história no bairro da Pedreira na dissertação apresentada no 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra 2017...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/05/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


São seis nomes, episódios lembrados. Fala, amigo Joel:

Licão –
Antonio Moya dirigia o dump, carro usado na pedreira. O veículo não possuía cabine. Era só o motor e a caçamba. Não deveria sair da pedreira. Mas saiu, seguindo para o Centro de Rio Grande.
Licão apoiado na caçamba. Na passagem de nível da estação, a caçamba desarmou. Licão freou. A caçamba voltou e prensou o bom Licão, que por pouco não foi cortado ao meio.

Cambuci –
 Atacante do time da Pedreira. Craque. Numa briga contra time visitante, Cambuci mirou o rosto de um adversário. Errou o golpe. Acertou a trave. Ficou semanas sem trabalhar, com a mão enfaixada.

Faustino –
Vendedor de amendoim e paçoquinha, de casa em casa e durante os jogos de futebol. Faustino também fazia o quentão das festas juninas: punha tanto gengibre que parecia ter colocado pimenta no quentão.
Negro, vivia com dona Natalina, uma senhora russa de nascimento e mãe de dois filhos, Espica e João Russo

Dito Galo –
Benedito de Souza criava galos de briga, daí o apelido.

Antero – Tinha calos até em cima dos pés. Cidadão amável. Mas não mexessem com os seus calos. Foi o que aconteceu numa excursão de futebol. Na carroceria do caminhão, jogadores e torcedores do time da Pedreira.
– Quem foi o ‘fdp’ que pisou no meu calo?
– Fui eu, compadre.
O colega levou um murro na cara, mesmo sendo compadre.

Hermenegildo Guariento – Caminhava do Centro de Rio Grande da Serra para o bairro Pedreira. Noite escura.Muita cerração. Seguia pelos trilhos do bondinho. De repente, tropeça numa vaca deitada nos trilhos. Levanta, sacode a roupa e retorna a caminhada de quatro quilômetros. Acha estranho quando vê luzes ao longe. Só então percebe que tinha voltado para o Centro. Aquela vaca...

Hoje

- Dia Nacional das Comunicações
-  Dia da Comunidade
-  Dia do Expedicionário

Diário há meio século

Quarta-feira, 5 de maio de 1971 – ano 13, edição 1527

Reconhecimento – Câmara Municipal de São Caetano outorga o título de cidadão ao jornalista e publicitário Edson Danilo Dotto, diretor-presidente do Diário do Grande ABC. Propositura de autoria do vereador Oswaldo Martins Salgado.
Comércio – Moradores do ABC já não precisam ir a São Paulo para suas compras. Opções locais:
anto André – Casa Tokio, Cid, Eletroradiobraz, Gabriel Gonçalves, Mesbla e Sears.
São Bernardo – A Exposição, Buri, Casa Zanetti, Duton, Garbo, Modas Prelude, Pelicano e Tecidos Cunha, magazines da Rua Marechal Deodoro.
São Caetano – Casa Bahia, Casa Vicenzi e Pão de Açúcar.


Em 5 de maio de...

1966 – Em disputa do título da III Divisão de Profissionais, o Transauto FC, de São Caetano, vai a Araraquara e empata em 3 a 3 com o Andradina. Há necessidade de um novo jogo, marcado para 14 de maio.
- Médico Oséas de Castro Neves empossado na presidência da Apae de Santo André.
1986 – São Bernardo Tênis Clube celebra o Jubileu de Prata, com baile nas cores do clube: vermelha, azul e branca. Na presidência, Paulo Sergio Guidetti; Oswaldo Francisco Leal, diretor social.
1991 – Manchete do Diário: Billings continuará poluída, diz Alaor Caffé Alves.
O secretário estadual do Meio Ambiente achava impossível despoluir o manancial em um ano e meio, como rezava a Constituição estadual.
- Funcionalismo de Santo André estava em greve por melhores salários no primeiro governo do prefeito Celso Daniel.
 

Santo do Dia

- Ângelo (Jerusalém, 1185 – Sicilia, Itália, 1220).
Padre carmelita. Em Roma, conheceu Francisco de Assis. Na Sicília, trabalhou na conversão dos hereges cátaros.

ANGELO. Os primeiros padres carmelitas da América difundiram a sua devoção, construindo igrejas, nomeando as aldeias que se formavam e expandiram seu culto, que também chegou ao Brasil 

Municípios Brasileiros

- Na Grande São Paulo, hoje é o aniversário de Biritiba Mirim, elevado a município em 1964, quando se separa de Mogi das Cruzes.
- No Interior de São Paulo, aniversaria Garça, elevado a município em 1928, quando se separa de Pirajuí.
- No Estado da Paraíba: Aparecida, Assunção, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Marcação, Pedras de Fogo, Riachão do Poço e São João do Cariri.
- Em outros Estados: Alto Paraná e Uraí, no Paraná; Goiana, em Pernambuco; Ibicuitinga, no Ceará; Lajeado, em Tocantins; Maruim, em Sergipe; e Montenegro e Segredo, no Rio Grande do Sul.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;