Economia Titulo
Rendimento dos trabalhadores cai em 2003
Por Do Diário OnLine
Com Agências
24/02/2005 | 11:26
Compartilhar notícia


A Síntese dos Indicadores Sociais de 2003, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que o rendimento dos trabalhadores caiu 7,5% em 2003. Apesar disto, houve uma redução na desigualdade entre os 40% com menores rendimentos no trabalho e os 10% com maiores rendimentos.

De acordo com o IBGE, a queda do rendimento, a maior desocupação entre jovens, mulheres e os mais escolarizados, bem como as desigualdades regionais e de gênero permanecem.

Em 2003, o Brasil tinha 87,7 milhões de pessoas com dez anos ou mais de idade na condição de ocupadas ou procurando trabalho.

Categorias- A maior queda de rendimento em 2003 aconteceu na região metropolitana de Belém (–20,9%), com Rio Grande do Norte (–18,2%) e a região metropolitana de Salvador (–17,3%) a seguir.

Os trabalhadores sem carteira e os militares e estatutários sofreram as maiores perdas de rendimento em relação a 2002 (–9,4% e –9% respectivamente). O rendimento dos empregados com carteira e o dos empregadores teve a mesma redução (–7,9%), e dos trabalhadores por conta-própria, –6,4%. A menor queda foi para os trabalhadores domésticos, –4,5%.

As regiões Sul e Sudeste apresentaram as maiores desigualdades de rendimento entre homens e mulheres. Em Santa Catarina as mulheres chegavam a ganhar cerca de 41% menos que os homens, e na Paraíba verificou-se o menor nível de desigualdade de rendimento: cerca de 14%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;