Cultura & Lazer Titulo
Morre o pesquisador e cineasta Joseph-Marie Lo Duca
Por Da AFP
09/08/2004 | 11:38
Compartilhar notícia


O cineasta Joseph-Marie Lo Duca, fundador do Museu Internacional do Cinema de Roma, co-fundador dos Cahiers du cinéma na França e autor de inúmeras obras, morreu na última sexta-feira no hospital Fontainebleau, próximo a Paris, aos 98 anos. A família do cineasta só informou sua morte no sábado à noite.

Nascido em 18 de novembro de 1905 em Milão, Lo Duca se doutorou em Letras e foi crítico de artes antes de se tornar jornalista e correspondente de guerra. Depois realizou curtas-metragens, desenhos animados e escreveu roteiros.

Estabelecido desde a década de 30 na França, onde dirigiu o Centro Internacional de Documentação Fotográfica e Cinematográfica de Paris, foi autor de várias obras de pesquisa, crítica e estética.

Entre seus trabalhos destacam-se História do Cinema (1942), traduzida para 32 idiomas, O cinema francês (1944), Tratado de Astronomia (1942) e O diário secreto de Napoleão Bonaparte, com prefácio de Jean Cocteau.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;