Carlos Boschetti Titulo Empresas
Organizações passarão por mudanças radicais
Carlos Boschetti*
05/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Atos, que atua em serviços digitais, apresentou nesta semana a sexta edição de seu relatório independente de tendências. O Ascent Look Out reúne a inteligência de mais de 200 profissionais de várias regiões e setores sobre a evolução futura do mundo digital. O relatório oferece uma análise profunda das tendências emergentes e os setores envolvidos, as necessidades empresariais e as tecnologias que estarão liderando a transformação digital durante os próximos anos.

Afinal, muitas das grandes mudanças previstas para os próximos anos serão desenvolvidas por empresas ‘tradicionais’ que precisam se adaptar à Indústria 4.0, cidades inteligentes, lojas conectadas e serviços públicos inteligentes. As inovações e as megatendências mais espetaculares do futuro já estão tomando forma.

O Ascent Look Out inicia sua análise com a pesquisa de megatendências. O levantamento aponta as mudanças sociais, econômicas e políticas que terão impacto sobre nossas vidas pessoais e profissionais. Até 2020, 80% das organizações devem passar por mudanças radicais. Portanto, é importante que as corporações tenham uma visão que incorpore mais do que seu próprio setor e explore outros mercados porque é lá que as novidades devem surgir.

O futuro pode ser incerto, mas uma questão é inegável: as análises, tecnologias de inteligência e a robótica serão a principais ferramentas, mudando o atual cenário, de acordo com a nossa Agenda CxO e análise Tech Trends. O relatório inclui uma pesquisa rigorosa de 20 mercados e revela centenas de tendências, entre elas:

– Como carros conectados estão transformando não somente as montadoras, locadoras e táxis, mas também a gestão do trânsito e de estacionamento em nossas cidades, além dos modelos de seguro automotivo.

– Como empresas de saúde estão usando sistemas de computação de alto desempenho para prever doenças e oferecer posologias customizadas que garantam tratamentos mais efetivos e eficientes.

– Como a impressão 3D deve reformular a cadeia de suprimentos, desmaterializando produtos concretos e permitindo a impressão domiciliar dentro de alguns anos.

A Atos já constatou a presença de tecnologias digitais que estão trazendo mudanças profundas nos modelos de negócios de várias companhias. Essas tecnologias oferecem novas fontes de receita e criam oportunidades de agregar valor. O Ascent Look Out revela as cinco regras de ouro para reinventar seu negócio e crescer na era digital.

O mundo B2C iniciou a interação com o consumidor final, mas essa interação também chegou ao mundo B2B e deve redefinir os relacionamentos desse mercado. Estamos detectando um círculo virtuoso pelo qual a transformação digital é convergente nesses dois mundos, com repercussões em setores adjacentes. Esse tipo de análise profunda é uma forma de ajudar as empresas e garantir que 80% das organizações possam migrar, com sucesso, para novos modelos de negócios até 2020.

* Carlos Boschetti é CEO da empresa CBC More, prestadora de serviços na área de couseling, coaching e consultoria com foco em negócios. Formado em Administração com pós-graduação pela FGV e formação em Business Model pela Harvard University, o ex-presidente da BCP Telecomunicações (atual Claro) é especialista em empreendedorismo. E-mail: crb@cbcmore.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;