Economia Titulo Água
Volume de mananciais cai mesmo com presença de chuva
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
02/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Mesmo com alguns pontos de chuva, entre a noite de sexta-feira e a tarde de ontem na Região Metropolitana, houve queda no nível de armazenamento dos cinco sistemas de mananciais que abastecem a Grande São Paulo.

 No Sistema Cantareira, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o percentual de armazenamento estava em 12,2% da capacidade total ontem, em comparação com os 12,4% registrados na sexta-feira de manhã. Esses dados já levam em conta o acréscimo do chamado volume morto.

 São Caetano é a única cidade da região que recebe água do Sistema Cantareira, que também abastece Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Osasco e São Paulo.

 É preocupante a situação do Sistema Alto do Tietê, que abastece parte de Mauá e outras oito cidades da Região Metropolitana, entre elas Guarulhos, Mogi da Cruzes, Suzano e São Paulo. O índice do reservatório chegava ontem a 6,5% queda em relação ao registro anterior, de 6,6%.

 O Sistema Rio Claro, fonte de recursos hídricos para Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e São Paulo, também teve diminuição no nível de reservação. Na comparação entre sexta-feira e ontem, o volume caiu de 43,5% para 43%.

 No caso da Represa Billings, que forma o Sistema Rio Grande, o percentual teve decréscimo de 69,1% para 68,8%. Esse manancial abastece parte de Santo André, São Bernardo e Diadema. O único sistema que teve pequena melhora foi o Alto Cotia, que passou de 30,1% para 30,2%.

 O Sistema Guarapiranga teve queda no volume de 39,6% para 39,2%.

 O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que a Capital teve o mês de outubro menos chuvoso desde 1985. Os dados dizem respeito à estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte, onde o acumulado de chuva chegou a 25,2 milímetros, bem abaixo da média história que é e 128,2 milímetros.

 Em 1985, o nível acumulado pelo medidor em setembro foi de 15,2 milímetros.

 Para hoje, há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite na Capital. O Grande ABC também deve ser atingido. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informa que imagens de radar mostram pancadas de chuva isolada com intensidade de moderada a forte em várias cidades do Estado. (com Estadão Conteúdo) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;