Diarinho Titulo
Vale da lua vira filme
Por Juliana Ravelli
09/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Viajar pelo reino da fantasia não exige prática. Talvez, seja necessário um pouco de disposição para acreditar em histórias mágicas. Qualquer um pode sonhar ao passar os olhos pelas páginas de um livro.

Em O Segredo do Vale da Lua é assim. Você dá uma carta de confiança aos personagens e deixa que eles mostrem um belo conto. O livro, escrito pela inglesa Elizabeth Goudge, em 1946, acaba de ser lançado no Brasil. "Para mim, foi um desafio. Tinha de respeitar o vocabulário da autora e trazer a história para os dias de hoje", diz a tradutora Silvana Vieira.

MAGIA - A história se passa na Inglaterra, no século 19. Maria Merryweather tem 13 anos e se vê obrigada a deixar Londres depois da morte do pai e da mãe.

A garota parte com a governanta Srta. Heliotrópio - não é só o nome que é estranho, ela parece uma bruxa, apesar de ser a grande protetora de Maria - e o cão Wiggins em direção à residência de Sir Benjamin, um primo desconhecido.

Como é de se esperar, o tal parente tem tudo para ser cruel. Entretanto, para surpresa do leitor, não é. Ao contrário do que se poderia supor, a vida de Maria melhora muito.

No vale de Moonacre, a menina descobre quem realmente é e quais são suas verdadeiras missões: fazer com que os Homens do Bosque Sombrio parem de cometer crimes, libertar sua família de uma maldição e ser feliz até que o cavalinho branco vá buscá-la para levá-la a "um lugar onde ela desejava estar."

Personagens estranhos e misteriosos não faltam, como um gato que escreve recados, um anão cozinheiro que se estressa facilmente e um cachorro que mais parece um leão; esse, aliás, é a figura que mais marcou Silvana. "É essencial para a história. Sempre uma fonte de segurança."

CLÁSSICO - O Segredo do Vale da Lua é considerado um clássico da literatura infanto-juvenil inglesa. Pela obra, cujo título original é The Little White Horse (O Cavalinho Branco), Elizabeth Goudge recebeu o Carnegie Medal, importante prêmio da literatura do país. Conquistou leitores ilustres, como J. K. Rowling, de Harry Potter, que já afirmou que o livro era o seu preferido na infância. Em 1994, a obra ganhou uma série de TV chamada Moonacre.

Longa vai direto para DVD

O Segredo do Vale da Lua ganhou adaptação para as telonas em 2009. Entretanto, no Brasil, acabou de ser lançado diretamente para DVD. Uma pena, porque o longa é uma superprodução com cenários e figurinos lindíssimos.

Maria é interpretada por Dakota Blue Richards - que fez A Bússola de Ouro, outra história de fantasia que virou filme. A atriz, aliás, está bem parecida com a personagem descrita no livro. A direção é do húngaro Gabor Csupo, o mesmo de Ponte para Terabítia.

Apesar de ser muito bem feito, o filme pode não agradar quem leu (e adorou) o livro, pois não é lá muito fiel à história original. Entretanto, para quem curte filmes de fantasia, vale a pena conferir!

Para ver o trailer, baixar imagens e jogos acesse: wwws.warnerbros.co.uk/secretofmoonacre (o ‘s' do www existe mesmo).

Mais lançamentos

- Se você é garoto e tem muitas dúvidas (muitas mesmo) sobre essa fase da vida chamada puberdade, não pode deixar de ler Em suas Marcas, Apontar... Crescer! (Lynda Madaras, Editora V&R, 80 págs., R$ 24). Esse é um daqueles livros pra ler sozinho ou até mesmo com os amigos. Traz um monte de respostas e explicações sobre as transformações corporais e os desafios emocionais pelos quais todo adolescente passa.

- As garotas vão pirar com Art&Manias: Para garotas Criativas (Sarcabane Création e Colonel Moutarde, Editora V&R, 64 págs., R$ 35). O livro é cheio de ilustrações e traz atividades, dicas e testes sobre moda, artesanato, decoração, jardinagem e culinária. Mostra de um jeito bem fácil como fazer almofadas e customizar roupas, além de ensinar receitas deliciosas que você e suas amigas podem colocar em prática.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;