Esportes Titulo Evento
Maratona Aquática vai invadir a Billings
Bianca Daga
Especial para o Diário
16/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas deste ano já tem data marcada para começar. Ao todo, estão programadas seis etapas até novembro e a primeira delas será a Maratona Aquática Sabesp, que será disputada no dia 11 de abril, a partir das 7h15, na Represa Billings - Parque Estoril -, em São Bernardo. O evento é organizado e promovido pelo Diário e pela Federação Aquática Paulista, em parceria com Sabesp, Governo do Estado, Prefeitura de São Bernardo, Speedo, Gold Nutrition e Sufresh. As inscrições para a competição têm início hoje e podem ser efetuadas no site da federação (www.aquaticapaulista.org.br), até o dia 1º, limitadas a 400 participantes.

Só concorrerão à premiação atletas que pertencerem a clubes filiados ou vinculados à federação, participando individualmente e por equipe. "É uma medida de segurança e responsabilidade. Se um atleta ligado a uma entidade passa mal, por exemplo, temos a quem recorrer para verificar o que aconteceu. Mas se um competidor avulso sofre um problema, não temos com quem falar, a quem responsabilizar", esclareceu o organizador do Campeonato Paulista, Enio Faria.

A Maratona Aquática Sabesp terá três disputas: prova curta de um quilômetro, dividida em 23 categorias; média, de 2.5 quilômetros, com 15 categorias; e longa, de cinco quilômetros, com 11. Todas as categorias são determinadas pela faixa etária dos inscritos, que devem ter no mínimo 9 anos. Os nadadores de entidades filiadas ou vinculadas à federação podem participar de no máximo duas provas. Já os competidores avulsos podem participar de apenas uma.

Em todas as provas, primeiro, segundo e terceiro colocados receberão troféus, e quem terminar entre o primeiro e o 16º lugares receberá pontuação cumulativas para as próximas etapas do Campeonato Paulista. Todos os competidores receberão medalha no fim da prova e camiseta alusiva à etapa.

Para Enio, é importante que competições de maratonas aquáticas sejam realizadas no Grande ABC porque as cidades representam bem o esporte e têm nadadores de qualidade.

"Os municípios da região possuem competidores muito bons, principalmente São Caetano, Santo André e São Bernardo. Capital e Grande ABC geralmente representam de 60% a 70% dos atletas que participam de competições paulistas", disse o ex-nadador.

O regulamento da Maratona Aquática Sabesp, a lista dos documentos necessários para confirmar a inscrição e os valores estão disponíveis no site da federação.

Esporte surgiu no século 19; País tem estrelas

A Maratona Aquática, prova disputada a céu aberto em mares, rios, represas ou lagos, surgiu no fim do século 19, quando ainda não existiam muitas piscinas e as pessoas usavam águas naturais para competir. Como esse quadro começou a mudar e a poluição passou a atrapalhar cada vez mais o meio ambiente, a competição caiu em desuso. No entanto, renasceu com força nos últimos anos e conta hoje com atletas renomados mundialmente.

Os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, foram os primeiros a receber a modalidade, assim como os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Apesar da novidade, duas brasileiras se destacaram nas competições. Uma delas é a recém-contratada pelo Corinthians Poliana Okimoto, medalha de prata no Rio e sétima colocada em Pequim, além de ter sido campeã da Copa do Mundo em 2009. Após vencer nove das 11 etapas disputadas, Poliana tornou-se a primeira nadadora do País campeã na modalidade.

Outro destaque nas maratonas aquáticas é Ana Marcela Cunha, que ficou com o quinto lugar na China, melhor colocação de uma nadadora brasileira em Jogos Olímpicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;