Economia Titulo Caixa Econômica
Financiamento imobiliário cresce 65% na região
Por Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
18/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A estratégia de manutenção dos juros da Caixa Econômica Federal já começa a dar frutos. Entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, a instituição financeira registrou aumento de 65% na contratação de financiamentos habitacionais. No Estado de São Paulo, a alta foi ainda maior, de 220%.

Segundo José Antonio Lucas de Oliveira, gerente regional para construção civil da Caixa Econômica Federal, o Grande ABC teve um desempenho considerado forte e os resultados de fevereiro deverão ser melhores. "Até a sexta-feira, já tínhamos alcançado metade dos R$ 30,8 milhões concedidos em janeiro. No entanto, o mês de fevereiro tem menos dias úteis. Esperamos o mesmo desempenho", explica Oliveira. Para 2009, o gerente não tem perspectivas negativas, apesar de considerar a possibilidade de imprevistos. "Deveremos repetir o desempenho de 2008."

A expectativa de aprovação de um pacote do governo federal para o setor de habitação também traz boas perspectivas. "Pelo que ouvi dizer do pacote, ele implicará em reduções no valor das prestações e terá uma boa repercussão", lembra Oliveira.

Para ele, o maior crescimento no financiamento pelo SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), sistema disponível também em bancos privados, indica um migração dos clientes para o banco público. "Todos os bancos aumentaram os juros para financiamentos. Como nós mantivemos as taxas, o custo do crédito pela Caixa ficou mais interessante, atraindo aqueles que não usam o FGTS para a aquisição de seus imóveis."

A escassez de crédito e o risco de inadimplência causado pelas expectativas de aumento no desemprego tem gerado altas nos juros sobre as mais variadas modalidades de crédito em instituições privadas. Oliveira garante que a estabilidade dos juros na Caixa faz parte de uma estratégia do Banco. "Estamos trabalhando com taxas competitivas, com objetivo de ganhar mercado."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;