Setecidades Titulo Fundação
Conselho decide nesta segunda-feira se afasta reitor

Conselho diretor da instituição reúne-se para ouvir explicações sobre as denúncias de peculato e fraudes

Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
26/05/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


O reitor da Fundação Santo André, Odair Bermelho, pode ser afastado temporariamente de suas funções segunda-feira, a partir das 15h, quando o conselho diretor da instituição reúne-se para ouvir explicações sobre as denúncias de peculato e fraudes registradas contra ele. A pauta da reunião não traz nenhum indicativo sobre o afastamento, mas esse seria o resultado da reunião segundo conselheiros ouvidos pelo Diário.

A expectativa está relacionada à explicação de Bermelho para as notas fiscais adulteradas e documentos falsos que teriam sido apresentados por ele em prestações de contas de viagem. Como ainda não há a confirmação de que o reitor vá à reunião, os conselheiros já teriam uma estratégia: pelo estatuto da Fundação, se o reitor não está no conselho, o vice - que faz parte da posição - assume e passa para os encaminhamentos sobre o caso.

Mesmo que Bermelho apareça, há duas hipóteses. Ou ele confirma a versão já apresentada ao Diário para as viagens, de que esteve no Maranhão conhecendo assentamentos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e que as adulterações de notas foram feitas no departamento financeiro, ou apresenta outra. Se optar pela primeira opção, vai saber que a história é negada por lideranças do MST e por funcionários da universidade. Se alterar as explicações já apresentadas, mostrará contradição.

Assim, alguns conselheiros entram na reunião segunda-feira já com a idéia de afastá-lo. O tempo de afastamento seria o período necessário para a conclusão das investigações do Gaerco (Grupo de Atuação Especial Regional para Prevenção e Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público Estadual. O MP estima que a apuração deve durar mais um mês denúncia ser oferecida à Justiça.

Para que o reitor seja deposto do cargo, é preciso que pelo menos dois terços do conselho (dez membros) votem pela exclusão, de acordo com o estatuto da Fundação Santo André. Entretanto, o estatuto não diz nada sobre afastamento provisório - que poderia ser decidido por uma maioria simples.

A Fundação Santo André pode ainda tentar adiar a data do encontro, uma vez que a reitoria não se manifestou sobre o conselho. Precavendo-se deste movimento, os conselheiros notificaram todos os membros do órgão por telegrama, para que ninguém possa alegar desconhecimento do evento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;