Setecidades Titulo Saúde
Hospital infantil será ampliado

Estimativa é iniciar intervenções no Márcia Braido, em São Caetano, em setembro

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
09/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Prefeitura de São Caetano planeja iniciar em setembro obras de reforma e ampliação do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, no bairro Olímpico. A liberação da verba de R$ 580 mil para a execução das intervenções, oriunda do governo do Estado, foi aprovada em reunião na segunda-feira.

O secretário de Saúde da cidade, Mário Chekin, explicou que a disponibilização do recurso só foi possível graças à regularização da prestação de contas da Pasta referente aos anos de 2010 a 2012, que estava pendente devido à gestão anterior. “Com isso, conseguimos restabelecer o diálogo e voltar a receber investimentos do governo estadual, que é um grande parceiro na área da Saúde”, destaca.

Chekin explica que o projeto prevê a ampliação da capacidade de atendimento do hospital, referência em cirurgia infantil e internações neonatal e pediátrica, entre outras especialidades voltadas à saúde dos pequenos e das gestantes. “A proposta é criar mais consultórios e abrir leitos, de forma a minimizar as filas no Pronto-Socorro e nos casos que necessitam de internações.”

A estimativa do líder da Pasta é que o processo licitatório seja aberto já na próxima semana, entre os dias 15 e 20. Serão necessários em torno de 30 dias para a escolha da empresa que realizará as intervenções na unidade.

OBRAS

Já a reforma e ampliação do Centro de Saúde Doutor Manoel Augusto Pirajá da Silva, no Centro, deve começar nos próximos dez dias, conforme o secretário. A licitação foi concluída e a empresa escolhida terá R$ 215,9 mil do governo estadual para realizar as obras, que levarão em torno de seis meses para serem concluídas.

Além de melhorias estruturais, como pintura, troca de tubulações e fiação elétrica, entre outras, será implantada acessibilidade, com a instalação de elevador e rampas de acesso para cadeirantes.

O Centro de Saúde atende diversas especialidades médicas, tais como pediatria, ginecologia, obstetrícia, clínica geral, infectologia, cardiologia, além de realizar coleta para exames laboratoriais e programas de vacinação de crianças e adultos.

Durante o período, a unidade atenderá parte dos pacientes, e o restante será enviado ao Hospital São Caetano, no bairro Santa Paula. “Vai depender da empresa que realizará as obras dizer onde podemos manter o atendimento aos pacientes e onde será necessário fechar. Mas vamos realocar todos no Hospital São Caetano por conta da proximidade entre as duas unidades de Saúde”, diz o secretário.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;