Setecidades Titulo São Bernardo
Detentos arrombam portão e fogem de carceragem de delegacia

Três presos conseguiram escapar; Corregedoria é acionada e delegado seccional cita falha

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
07/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Três dos dez detentos que estavam na carceragem do 3º DP (Assunção) de São Bernardo conseguiram fugir por volta das 6h de ontem após arrombar a grade e o portão que isolam o local. Não havia informações sobre a recaptura do trio até o fechamento desta edição.

Segundo o registro da ocorrência feito na delegacia, os fugitivos são o servente Anderson Teixeira, 25 anos, o cabeleireiro Keven Henrique Zeferino Lima, 19, e Tiago Araújo da Silva, 23, detidos em flagrante durante o fim de semana por crimes como tráfico de drogas e roubo de veículo.

Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou que a perícia encontrou no local uma serra pequena que pode ter sido usada pelo detentos para facilitar o arrombamento.

A presença do objeto será investigada pela Corregedoria da Polícia Civil, acionada para ajudar a esclarecer o caso e apurar se houve ou não a participação de agentes.

“Houve pequena falha, mas nós vamos apurar direito tudo o que aconteceu”, afirmou Waldomiro Bueno Filho, delegado seccional de São Bernardo.

“O pessoal já está trabalhando nas consequências. Reforçamos as equipes para que saiam à procura dos três foragidos”, completou.

No total dez pessoas foram ouvidas pela delegada plantonista Carolina Nascimento Silva Aguiar, responsável pela abertura do inquérito, entre os outros detentos que não conseguiram escapar, policiais que trabalhavam no momento do incidente e até vítimas que aguardavam atendimento no local.

LOTAÇÃO

Um dos policiais civis que ajudaram nas buscas pelos detentos foragidos revelou à equipe do Diário que a situação pode ser considerada previsível pelo fato de as delegacias que funcionam como plantão não poder realizar transferências de presos ao CDP (Centro de Detenção Provisória), de responsabilidade da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) nos fins de semana. “A carceragem acaba ficando muito cheia”, disse.

O gargalo acontece, principalmente, porque o Poder Judiciário entra em recesso aos sábados e domingos. “Evidente que isso pode ser um problema. Mas diria que nossas delegacias estão com número adequado de presos em suas carceragens”, disse Bueno.
Segundo a secretaria, a carceragem do 3º DP tem capacidade, justamente, para dez pessoas. Os presos que não conseguiram escapar seguiriam para o CDP durante a manhã. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;