Política Titulo São Caetano
Vereadores buscam aval de Pinheiro por presidência

Gersio e Xavier tentam ganhar o selo de candidato governista à chefia do Legislativo

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
16/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


A pouco mais de um ano para a sucessão do presidente da Câmara de São Caetano, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão (PSB), a articulação política para obter bênção do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) na disputa ganhou mais um personagem: Gersio Sartori (PTB). Além do petebista, José Roberto Xavier (PMDB) também corre para conquistar a confiança do Palácio da Cerâmica e, assim, ser candidato governista no pleito legislativo.

Diante da insatisfação de Pinheiro em ter articulado a reeleição de Sidão ao posto em janeiro, Gersio tem ganhado espaço. O alto clero do governo quer apoiar um parlamentar que evite os erros cometidos na gestão do socialista, como a quase instauração de CPIs e intenção em antecipar a votação das contas do adversário político do governo, o ex-prefeito e atual secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB).

Gersio esteve ao lado de Pinheiro durante os quatro mandatos de vereador do atual chefe do Executivo e foram correligionários no PTB. Além disso, goza de estreita amizade com o chefe do Palácio da Cerâmica. Ciente da procura por bom aliado, o antes calado vereador petebista passou a aparecer mais em eventos públicos e se posicionar sobre temas em debate. O argumento de que seu sexto mandato será o último também tem sido usado para convencer o Paço.

Gersio comandou a Câmara antes de Sidão, no biênio de 2009-2010. O primeiro ano de sua gestão não registrou polêmicas. No segundo período, entretanto, houve mal-estar com o então prefeito Auricchio. A previsão era que o petebista retornasse R$ 4 milhões de sobra do Orçamento da Casa ao Paço, porém, o repasse foi de apenas R$ 1 milhão.

Por outro lado, o vereador de primeiro mandato José Roberto Xavier não é carta fora do baralho do Palácio da Cerâmica. Colega de profissão de Pinheiro e amigo de longa data, o peemedebista também tenta retomar seu espaço, já que no início do segundo semestre era tido como o predileto de Pinheiro ao cargo.

“Quero que o presidente seja uma pessoa que trabalhe pelo bem de São Caetano, que queira o bem da população. Eu não vou me meter na eleição interna da Câmara, não é da minha alçada. E além do mais, ainda está muito cedo para tratar desse assunto”, despistou o prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;