Memória Titulo
Todas as ruas embicam para o Paço. Mas, onde está o Paço?

E lá vai Beltran, pelos céus da sua Vila de São Bernardo que começava a virar metrópole. Era 1968.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


E lá vai Beltran, pelos céus da sua Vila de São Bernardo que começava a virar metrópole. Era 1968. Seu sobrevôo chega à Praça Samuel Sabatini. Vejam lá, o Paço em construção. O edifício começa a ser erguido pela administração do prefeito Hygino de Lima.

A Avenida Faria Lima, ao longo do Ribeirão dos Meninos, era só projeto. Mas o Paço já havia promovido o desvio e embutido trecho do rio. As ruas Marechal Deodoro e Jurubatuba, com suas transversais, tinham o mesmo desenho de hoje. Idem as Avenidas Pereira Barreto, Lucas Nogueira Garcez, Redenção (a rua da Elni) e Rua dos Vianas. A Avenida Armando Setti não havia sido aberta. Lá em cima, à direita, a passagem da Via Anchieta.

Na imagem, pelo menos dois campos de futebol, o da Elni (hoje Estádio Primeiro de Maio) e o do DER (hoje ocupado por construções). À esquerda, parte da ETI - sempre ETI - Lauro Gomes, com a pista circular de aeromodelismo.

No horizonte, o Centro histórico. É para lá que o Beltran está voando. Logo, logo, a gente viaja com ele em mais essa contribuição para a história local do fotógrafo da cidade.

Rudge Ramos

Começa hoje a tradicional quermesse de São João Batista, em Rudge Ramos, que irá até 12 de julho. A festa vem dos tempos em que o bairro era chamado de Meninos - a foto mais antiga conhecida é de 1929. Portanto, 80 anos de quermesse (ou mais).

E a festa tem o seu historiador: Alex Hessel Maganha. O jovem festeiro revirou gavetas da igreja e dos antigos, como Élcio Cândido, o Macalé. E descobriu preciosidades como a foto de hoje. Um belo material que acompanhará Memória nos próximos 50 dias.

ALMANAQUE

Antonio Hochcreb de Freitas

Nascimento: Itapuí (SP), 22 de maio de 1928.

Vereador: 1993 a 1996.

Partido: PTB.

Médico formado pela Escola Paulista de Medicina (turma de 1965).

Ivo Martim de Oliveira

Nascimento: Tabira (PE), 22 de maio de 1942.

Vereador: 1989 a 1996.

Partido: PT.

Veio para Santo André em 1959. Tornou-se caldeireiro.

Crônica do Guido

Texto: Guido Fidelis

Sangram as veias da tarde. Raios avermelhados vazam das artérias do ocaso e desenham códigos enigmáticos no espelho de nuvens, o dia desmaia nos braços da noite. Aplausos para estrelas que ocupam o palco. Aproveite o dia e realize muitos sonhos.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 22 de maio de 1979

Manchete - Sarney (José, senador e presidente da Arena) garante que reforma partidária sai em três meses

Mauá - Matacões retardam obras do Viaduto da Saudade. Matacões são pedras seculares. Um veio delas foi localizado nas bases do futuro viaduto.

Futebol - Amistosos no domingo: no Estádio Bruno Daniel, Santo André 3, XV de Piracicaba 1; no Baetão, Aliança 2, Ginásio Pinhalense 0; em Amparo, Amparo 1, Saad 0.

EM 22 DE MAIO DE...

1959 - Toyota lança o seu jipe brasileiro.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Dia de Igarapava, Neves Paulista, Santa Rita do Passa Quatro e vários outros que têm como padroeira Santa Rita.

HOJE

Dia do Apicultor e Dia do Baião.

SANTOS DO DIA

Casto, Quitéria e Rita de Cássia.

Rita de Cássia (Itália: 1381-1457) foi canonizada em 1900. É a padroeira das mulheres que sofrem com os maridos, e é também chamada "advogada das causas perdidas" e "Santa dos impossíveis".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;