Cíntia Bortotto Titulo
Use eventos de fim de ano a seu favor!

Festas corporativas podem render boas impressões

Por Cíntia Bortotto
21/11/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Com o fim do ano próximo, você passa a ser convidado para série de eventos e confraternizações da empresa. Estas ocasiões podem ser ótimas oportunidades de melhorar seu relacionamento com colegas de trabalho, chefes e subordinados, mas também pode ser a sua chance de deixar toda a imagem que você construiu ao longo de anos ir por água abaixo, com apenas uns golinhos a mais. Portanto, fique atento ao seu comportamento nestes eventos sociais.

Sua postura mais adequada é a discreta. Discrição cabe bem em ocasiões que envolvam ambiente corporativo. Seja simpático e não beba demais. Não seja o primeiro a chegar, nem o último a sair. Aproveite a ocasião para conversar com pessoas que você não conversa normalmente em seu dia a dia e divirta-se, sem esquecer que é um ambiente corporativo.

NÃO ERRE - Quantas gafes tenho presenciado ao longo de minha jornada corporativa! Todas elas são geralmente ocasiões que poderiam ser facilmente evitadas. Enumerei a seguir as "Top 7", que são bastante comuns e provavelmente você também já presenciou:

1.Beber demais;

2.Usar roupa inadequada, ou sofisticada demais ou casual de mais. Roupas curtas, decotadas e rasgadas também são dignas de gafes;

3.Falar alto demais chamando atenção de todos;

4.Procurar o chefe ou a esposa do chefe para aproximação "forçada";

5.Falar com o chefe sobre trabalho no meio da festa ou confraternização;

6.Não usar os bons modos à mesa, em caso de jantares e/ ou almoços;

7.Ficar isolado, achando que todos irão lhe procurar.

NÃO FALTE - Faltar ao evento de confraternização da empresa não é adequado, a não ser é claro que se tenha um motivo justo que todos entendam, por exemplo, confraternização em família já agendada ou algo que envolva saúde. Alguns motivos são entendidos e tolerados, mas, no fundo, sempre se espera a participação das pessoas. Se você tem outro compromisso, minha sugestão é que você dê uma passadinha por educação e siga seu rumo para a outra confraternização, mas não deixe de comparecer.

TRAJE - Se for um evento diurno, como por exemplo em um sítio, clube ou ambiente aberto, sugiro que você use calça jeans ou bermuda discreta. Não utilize regatas ou blusas decotadas. Aos homens aconselho evitarem os chinelos, é casual demais. Mulheres, cuidem dos vestidos, neste tipo de ambiente pode se ter muitas atividades que não combinem com este tipo de traje. Se optar por ele mesmo assim, certifique-se de que estará sempre em um local apropriado, como mesa por exemplo, não participando de jogo coletivo.

Se o evento for em restaurante, cabe calça jeans ou de sarja para os homens acompanhadas de camisa pólo e, para as mulheres, vestidos ou calças e blusas.

DETALHES - As pessoas me perguntam se podem levar familiares ou amigos e é óbvio que só fica bem se se o convite a eles for claro. Não há nada mais desagradável do que levar alguém que não foi convidado, portanto, familiares e amigos só se for expressamente permitido.

Este é momento que cabe pouco de descontração, mas não confunda descontração com inadequação. Piadinhas não devem fazer menção às características físicas do outro e devem ser sutis e dirigidas a quem se tem alguma liberdade. Não deixe um momento de alegria e confraternização fazer com que você ganhe um ou mais "inimigos", não vale a pena.

Certa vez houve uma festa de fim de ano em uma das empresas para as quais trabalhei e os gerentes resolveram se encontrar em um pub antes do evento oficial. Foi uma noite muito agradável, mas a maioria excedeu na bebida. Um de meus colegas foi embora de taxi e deixou a carteira, celular, enfim tudo no pub, porque estava visivelmente alterado. Ele foi embora do bar agarrado a uma garrafa de uísque, deixou no taxi e, por sorte, encontrou-a novamente (a garrafa) porque coincidentemente foi o mesmo taxi que o buscou no hotel para levá-lo de volta ao pub para recuperar sua carteira. Foi engraçado, mas de alguma maneira, para aquelas pessoas, sua imagem ficou por um tempo colada ao exagero. Como ele sempre foi profissional excelente e extremamente ético, com o tempo, sua imagem voltou a se relacionar com os resultados alcançados e a sua postura integra e impecável no trato às pessoas. Mas aquele episódio até hoje é lembrado. Isto nos faz pensar: Para quê? Portanto, seja discreto e siga confiante!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;