Memória Titulo
Fogo destrói trem histórico em Paraguaçu Paulista

A notícia vem de Paraguaçu Paulista: um incêndio provavelmente criminoso atingiu, na noite de 31 de dezembro, um trem de turismo, orgulho da cidade

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A notícia vem de Paraguaçu Paulista e é assinada pelo memorialista local Denis Mendes: um incêndio provavelmente criminoso atingiu, na noite de 31 de dezembro, um trem de turismo, orgulho da cidade. O carro de passageiros foi perdido e a locomotiva apelidada de Dona Lina sofreu danos leves, mas foi inteiramente chamuscada. "O pior de tudo é o sentimento de impotência e desolação", comenta Mendes.

A composição é o xodó da cidade. Ano passado a coluna Memória focalizou esta atração de Paraguaçu Paulista, graças à colaboração do nosso companheiro de redação, o cartunista Luiz Carlos Fernandes, que participa dos concursos dos salões artísticos ali realizados. E agora é o mesmo Fernandes quem atua como portador desta notícia do Denis Mendes.

Fernandes comenta: "É lamentável, porém a população de Paraguaçu, mais do que nunca, vai querer a Dona Lina recuperada".

O Interior enfrenta, a exemplo do que ocorre nos grandes centros, várias frentes na tentativa de preservar e difundir o seu patrimônio histórico-cultural. Que realmente a coluna Memória possa voltar ao tema para mostrar que Paraguaçu Paulista conseguiu superar esse drama.

A composição histórica de Paraguaçu pode ser vista em plena atividade em vídeo inserido neste site: http://www.youtube.com/watch?v=CIw2KnutlBk.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 2 de fevereiro de 1979

Internacional - Milhões aplaudem nas ruas de Teerã a volta de Khomeini.

Política - Grande ABC representado na Câmara Federal por três deputados: Walter Garcia, Benedito Marcilio e Antonio Russo, todos do MDB. Eles tomaram posse ontem em Brasília.

Editorial - Segundo escalão envolve o Grande ABC

Projeto Rondon - Denise Abraham, do Diário, informa que a ausência de médicos é o maior problema de Maués, o quarto maior município da Amazônia.

Abastecimento - Usina da Billings poderá ser ampliada.

Trabalho - Metalúrgicos de Santo André e São Bernardo iniciam campanha salarial. Principal pauta: reajuste de 34,1%.

Artes - Artista primitivo conhecido em vários países, Waldomiro de Deus inaugura exposição de suas obras hoje em São Bernardo.

EM 2 DE FEVEREIRO DE...

1774 - Igreja inaugura o novo convento de Nossa Senhora da Luz da Divina Providência, em São Paulo, no bairro da Luz, então bairro de Guarepe.

1884 - Moradores do Alto da Serra (Paranapiacaba) reúnem-se e escolhem a seguinte comissão para tratar da ereção de uma capela no lugar: Thomaz M. Peake, Luiz Antonio Rodrigues Costa, Carlos A. Castro, Joaquim Antonio Leite e Manoel Caetano Pinto Gomes.

1929 - São Caetano Esporte Clube realiza festival e concurso dramático de teatro.

1959 - Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, realiza solenidade de inauguração do seu altar-mor, doada à igreja matriz local pela matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, de São Bernardo.

HOJE
Dia do Religioso. Dia do Agente Fiscal.

SANTOS DO DIA
Catarina de Ricci, Feliciano de Roma e Joana de Lestonnac.
A Igreja celebra a festa da Apresentação do Menino Jesus no templo e a Purificação de Nossa Senhora, ou Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Candelária. É uma das festas mais antigas da Igreja Católica (século 4).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;