Setecidades Titulo
Conjunto quer travessia de pedestres em Sto.André
Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
30/08/2005 | 08:14
Compartilhar notícia


Atravessar a avenida Pereira Barreto, em Santo André, nas proximidades do prédio da Justiça Federal, tem sido um desafio para os moradores de um conjunto habitacional localizado na rua Plutaco, na Vila Apiaí. A avenida não tem sinalização para pedestres neste trecho, e os moradores são obrigados a fazer a travessia por um canteiro central e pelo corredor do trólebus para chegar até o outro lado. Os moradores afirmam que já ocorreram diversos atropelamentos na área.

A população local informa que, no passado, o trânsito foi planejado para absorver os veículos que acessavam as indústrias que existiam na região. No entanto, as características do bairro mudaram, por conta do crescimento do comércio nas redondezas. Onde antes haviam galpões vazios, hoje existem mercados, escolas, grandes lojas e 460 famílias morando no conjunto.

"Existe uma faixa, no cruzamento da Pereira Barreto com a rua Gilda. Mas é complicado para os pedestres se dirigirem até lá para atravessarem, principalmente idosos", diz a estudante Paula Mendes Del Rey, moradora do condomínio. Sua mãe, a dona-de-casa Laura Jane Mendes, diz que os motoristas também são prejudicados. "Minha janela dá para a Pereira Barreto. Vejo o tempo todo os motoristas diminuindo a velocidade, dando sinal com o farol ou buzinando para não atropelar as pessoas. Minha mãe, que é idosa, escorregou e caiu quando teve que atravessar a rua correndo." A dona-de-casa afirma que é preciso que haja uma sinalização especial na área para os pedestres.

A Prefeitura informa que a colocação de uma faixa de pedestres no local está fora de questão, devido à proximidade do farol no cruzamento seguinte ao da rua Plutaco. No entanto, afirma que a MZM Empreendimentos – empresa que administra um shopping localizado em frente ao conjunto, do outro lado da Pereira Barreto – apresentou um projeto para a construção de uma passarela de pedestres naquele local. A proposta inicial foi analisada por duas secretarias da Prefeitura, mas acabou devolvido à empresa para que fossem realizados ajustes.

A MZM confirma que pretende instalar uma passarela naquele trecho da avenida em breve. Segundo a arquiteta Fernanda Auzzi, que representa a construtora, o novo projeto está em análise técnica, bem como levantamento de custos. Embora não haja prazo para o término do novo projeto, a empresa pretende construir a passarela em breve, de acordo com a arquiteta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;