Memória Titulo
Começa a Semana Beltran Asêncio de Fotografia

Beltran Asêncio receberá na próxima quarta-feira, dia 3, a Medalha João Ramalho

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade, receberá na próxima quarta-feira, dia 3, às 19h, na Câmara Municipal de São Bernardo, a Medalha João Ramalho, outorgada por iniciativa do vereador-presidente Amedeo Giusti. E esta coluna Memória não poderia deixar passar a oportunidade de fazer uma retrospectiva da obra de Beltran. Daí o que batizamos de Semana Beltran Asêncio de Fotografia.

Beltran começou a carreira em 1949, cobrindo a Procissão dos Carroceiros. Perdeu a conta dos milhares de filmes em preto-e-branco que bateu. Jamais se desatualizou. Nos anos 1960, 1970 e 1980 implantou o sistema de microfilmagem na Prefeitura. E hoje, na Era da Informática, mexe com digital e computador e está informatizando seu acervo. De tal maneira que, a pedido da coluna, Beltran passa a limpo a sua obra.

Ganhamos dele um CD com 33 fotografias, todas da década de 1950, enquanto o autor seleciona outro tanto, para um segundo CD.

A partir de hoje mostramos algumas dessas imagens. E inauguramos a Semana Beltran Asêncio de Fotografia. Poderia ser o Mês Beltran Asêncio de Fotografia. Ou o Ano Beltran Asêncio, tamanho é o seu acervo, em quantidade e qualidade.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Hoje é o aniversário de Franco da Rocha, Registro, Miracatu, Sales de Oliveira e Cosmópolis.

SANTOS DO DIA
André, apóstolo (Padroeiro dos Oleiros), José Marchand, Justina, Maura e Troiano.
André foi um dos primeiros discípulos de Nosso Senhor. Era irmão de São Pedro, que o apresentou ao Mestre. Segundo antiga tradição, pregou na região dos Bálcãs e sofreu o martírio sendo crucificado numa cruz em forma de X (conhecida heraldicamente como Cruz de Santo André).

EM 30 DE NOVEMBRO DE...
1938 - Decreto estadual transfere a sede do município de São Bernardo para Santo André. O município de São Bernardo passa a se chamar Santo André.

1944 - Criado o Município de São Bernardo do Campo. O Grande ABC passa a ter dois municípios.

1953 - Orquestra Sinfônica de Santo André faz sua primeira apresentação pública. Local: Cine-Teatro Carlos Gomes, sob a regência do maestro Leonid Urbenin.

1988 - O trólebus começa a chegar ao Grande ABC: a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) inicia a implantação do sistema, com a distribuição de senhas para o transporte grátis entre São Matheus e São Bernardo.

1988 - Fundado o Sindicato dos Funcionários Públicos de Mauá, que nasceu como associação. O jornalista Luiz Marques produz um levantamento histórico da entidade.

NEWS SELLER
Domingo, 30 de novembro de 1958

Santo André - O governo do Estado esqueceu-se da assistência sanitária do município.

Denúncia - Três médicos, quatro serventes, nove escriturários e três fiscais para atender 200 mil habitantes. Reportagem de Gilberto V. Lima.

Comércio - Santo André ganha unidade da Clark (calçados) e das Lojas Everest.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 30 de novembro de 1978

Santo André - Taxas de água podem ser pagas em bancos.

Editorial - O silêncio do general Figueiredo

Trabalho - João Franco Pereira Filho, da Chrysler de Santo André, foi eleito pela Fiesp o Empregado do Ano, por ter criado um aparelho que reduz de quatro horas para 35 minutos o tempo necessário para a confecção de uma capa de banco de automóvel.

TV - E Santo André perdeu para São Vicente no Programa Silvio Santos: 14 a 13 em Cidade Contra Cidade.

Mauá - Festejos do 24º aniversário de autonomia começam amanhã.

Anúncio - Ela voltou com força total: Sabina, moda jovem descontraída. Reabertura hoje. Lançamento simultâneo no Rio, em São Paulo e em Santo André. Aqui, loja na Rua Coronel Oliveira Lima, 482.

Polícia - Assassinado em frente da igreja São José, na Vila Baeta Neves.

HOJE
Dia do Estatuto da Terra, Dia do Teólogo e Dia do Síndico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;