Internacional Titulo
Governo de Israel aprova plano de retirada
Do Diário OnLine
Com Agências
20/02/2005 | 13:28
Compartilhar notícia


O processo de paz entre israelenses e palestinos deu mais um importante passo. Neste domingo, o Conselho de Ministros de Israel aprovou, por 17 votos a cinco, o plano de retirada de mais de oito mil colonos judeus de 21 assentamentos na Faixa de Gaza e quatro na Cisjordânia – regiões ocupadas há mais de 35 anos.

"Este não é um dia fácil nem alegre. É uma decisão difícil, mas vital para o futuro do Estado de Israel", disse o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon – grande idealizado do projeto de retirada.

O processo de retirada começa em julho. Os colonos assentamentos em Gaza serão desalojados durante 12 semanas. Na Cisjordânia, por sua vez, a retirada deverá ocorrer em apenas uma semana. A desocupação acontecerá em quatro fases.

No entanto, a aprovação deste plano de retirada deverá gerar problemas para o governo israelense, já que os colonos assentados nestas duas áreas declararam anteriormente que não deixarão o local facilmente. Antevendo este problema, o governo israelense confirmou a presença de policiais e oficiais do exército na operação.

Esta foi a segunda ação real do processo de paz entre Israel e Palestina, que foi retomado depois que Mahmud Abbas assumiu a presidência da ANP (Autoridade Nacional Palestina). Há algumas semanas, Abbas e Sharon anunciaram um acordo de cessar-fogo mútuo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;