Internacional Titulo
Protesto contra a fome reúne milhares de pessoas em Roma
Por Do Diário OnLine
08/06/2002 | 15:53
Compartilhar notícia


Milhares de manifestantes anti-globalização se reuniram neste sábado nas ruas de Roma para pedir à Organização das Nações Unidas (ONU) e aos líderes mundiais que mudem suas táticas de combate à fome.

Ao todo, participaram do protesto europeus, africanos, asiáticos e latino-americanos. A cidade está sob segurança reforçada devido à cúpula da ONU sobre o assunto, que começa na segunda-feira.

O encontro está marcado pela polêmica relacionada a participação do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe. A União Européia proíbe sua entrada em seus países, mas ele conseguiu driblar a restrição por se tratar de um evento da ONU.

O encontro quer dar novo ímpeto à promessa mundial de reduzir pela metade, até 2015, a quantidade de pessoas que passam fome. Para o ativista francês José Bové, "não é só um problema de quantidade de comida, é um problema político e econômico."

A polícia disse que mais de 10 mil pessoas estavam no começo da marcha. Os organizadores esperavam 50 mil. Mais de 5 mil policiais foram destinados à segurança da reunião, mas as autoridades dizem que não esperam a repetição dos incidentes violentos da cúpula do G8 no ano passado, em Gênova.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;