Automóveis Titulo
Jipe na lama
Por Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
28/03/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


A paixão por carros e por trilhas levou o mecânico de manutenção André Luiz Santos Zamora, 38 anos, de São Bernardo, a comprar um jipe Ford 1974 há sete anos. O carro foi encontrado em uma cidade chamada Itanhumi, em Minas Gerais. O trabalho de restauração durou três anos. “Eu mesmo desmanchei o jipe todo com a ajuda de meu tio.”

Zamora colocou freios a disco nas quatro rodas, levantou os feixes de molas da suspensão, instalou pedaleiras suspensas, uma carroceria de fibra de vidro, bancos de couro e o câmbio da Ford Ranger de cinco marchas com reduzida para a tração 4x4. O motor é o quatro cilindros com 117 cavalos de potência do Opala e as rodas têm aros de 15 polegadas.

O painel foi a parte do carro que ficou mais próxima do original. A única mudança foi feita nos botões, retirados de um Chevette.

Depois de tanta reforma, o veículo ficou pronto para pegar as trilhas. “Antes de ter esse carro, eu fazia passeios fora de estrada com o meu tio.”

Com o jipe Ford, Zamora já enfrentou trilhas off-road em Paranapiacaba, na Serra da Cantareira, Riacho Grande, Ilha Comprida, Caraguatatuba, Santana de Parnaíba e Poá.

Seu filho, de 17 anos, é o navegador. “Nós vamos em grupos de até dez jipes.” Nesses passeios, é prudente ter a participação de mais carros por questões de segurança, já que o veículo pode atolar e o motorista precisar de ajuda para sair da lama.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;