Internacional Titulo
Fazer a barba diminui risco de ataque cardíaco, diz estudo
Do Diário OnLine
06/02/2003 | 10:46
Compartilhar notícia


A freqüência com que um homem se barbeia é um indício de sua probabilidade de sofrer um ataque cardíaco ou um derrame, diz um estudo do país de Gales publicado nesta quinta-feira pelo jornal britânico The Times.

Segundo a pesquisa, homens que não se barbeiam todos os dias são 30% mais propensos a morrer de uma doença do coração e cerca de 70% são mais propensos a sofrer um derrame.

Os pesquisadores acreditam que as razões para tal fenômeno são o estilo de vida e parcialmente fatores hormonais. Os homens que escolhem não se barbear diariamente provavelmente se ‘negligenciam’ de outras formas, contribuindo para problemas de saúde.

No entanto, aqueles que não precisam se barbear todos os dias podem estar sofrendo de desequilíbrio hormonal, que afeta o crescimento da barba e as chances de desenvolver doenças.

Segundo o The Times, uma equipe liderada pelo professor Shah Ebrahim da Universidade de Bristol acompanhou 2,438 homens com idades entre 45 e 59 de Caephilly, no início do estudo, entre o início dos anos 80 e o final de 2000.

O grupo foi questionado sobre seu estilo de vida, dietas e hábitos diários no início do estudo. No final, 835 deles - 34,3% - tinham morrido.

Dentre os que não se barbeavam diariamente, 45,1 % morreram, enquanto entre os que o faziam, apenas 31,3% faleceram, publicou a equipe de pesquisadores no American Journal of Epidemiology (Jornal Americano de Epidemiologia).

Os homens sedentários eram mais propensos a fumar, eram mais baixos, menos propensos a se casar e com mais tendência a trabalhos manuais.

Segundo o professor Ebrahim, a associação entre o barbear não-freqüente e a morte é provavelmente devido ao fumo e a fatores sociais. No entanto, a relação com o derrame continua sem explicação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;