Internacional Titulo
Moeda mostra que Cleópatra não tinha nada de bela
Por Do Diário OnLine
Com Agências
14/02/2007 | 15:56
Compartilhar notícia


Hollywood os apresenta como Elizabeth Taylor e Richard Burton, mas a rainha egípcia Cleópatra e seu amante Marco Antonio não eram tão bonitos. Aliás, os personagens históricos eram feios.

Pelo menos é o que revela uma moeda de mais de 2 mil anos, em que os dois lendários amantes são retratados com perfis nada sedutores. Com um nariz grande, queixo acentuado e lábios finos, Cleópatra lembra mais o desenho “Asterix”. O amante não era nem um pouco melhor: tinha olhos ‘esbugalhados’, um pescoço de touro e o nariz adunco.

De acordo com agência Ansa, o denário foi estudado por arqueólogos da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha. A moeda é datada de 32 a.C. e estava na coleção privada de um antiquário de Newcastle.

A vice-diretora do museu arqueológico da universidade, Clare Pickersgill, explicou que a "imagem popular que temos de Cleópatra é a de uma rainha belíssima, adorada pelos políticos e generais de Roma, mas as pesquisas desmentem esse retrato".

Para a diretora do museu, Lindsay Allason-Jones, "a imagem é muito distante daquela de Liz Taylor e Richard Burton. Os romanos nos dizem que Cleópatra era inteligente e carismática, que tinha uma voz sedutora, mas nunca disseram nada sobre sua beleza. A idéia de Cleópatra como sedutora é algo recente".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;