Política Titulo
Processo envolvendo mensaleiros começa a tramitar hoje no STF
09/11/2007 | 08:10
Compartilhar notícia


Dois meses depois de concluído o julgamento do Mensalão, o STF (Supremo Tribunal Federal) publica hoje no Diário de Justiça o acórdão do caso com todos os votos proferidos pelos ministros nos quatro dias de sessão.

Desde o dia 28 de agosto, quando terminou o julgamento em que os ministros aceitaram a denúncia feita pelo Ministério Público contra 40 envolvidos, os magistrados revisam seus votos e corrigem algum erro que tenham identificado. Somente agora, depois da publicação, a ação penal começa a tramitar.

INTERROGATÓRIOS

O ministro Joaquim Barbosa, relator da ação, começa a citar os réus e informá-los oficialmente da existência do processo e designa data para os interrogatórios. Depois, serão ouvidas as testemunhas de acusação e defesa.

Posteriormente, os dois lados serão chamados para requerer provas documentais e periciais. Depois de colhidas essas provas, acusação e defesa terão prazo de 15 dias para as alegações finais.

Se considerar que as provas são suficientes, Barbosa levará a ação a julgamento no Supremo para os ministros definirem quem é culpado ou inocente.

Responderão à ação o ex-deputado José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-ministro Luiz Gushiken, o empresário Marcos Valério e mais 36 réus. Entre os crimes listados na ação estão corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e peculato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;