Economia Titulo
Fundação Volkswagen receberá prêmio por responsabilidade social
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
30/05/2006 | 08:06
Compartilhar notícia


Um projeto da Fundação Volkswagen, o Entre na Roda, é um dos vencedores do prêmio Top Social 2006, da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). O Top Social tem por objetivo distingüir as empresas que estão desenvolvendo ações sociais com critério, responsabilidade e inclusão social. O evento da premiação será no dia 21 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Para a diretora da fundação, Simone Nagai, esse é um reconhecimento importante. “Ficamos lisonjeados, mas mais importante do que isso é saber que estamos no caminho certo”, afirmou.

O Entre na Roda se destina a estimular e valorizar o hábito da leitura. Para isso, o projeto forma professores, bibliotecários e voluntários que se dedicam a ler e contar histórias para crianças, formando novos leitores. O projeto atende atualmente mais de 15 mil estudantes e 450 profissionais da educação, e está presente em 69 cidades do Estado de São Paulo – entre elas, as que possuem unidades de Volkswagen, como por exemplo São Bernardo.

Para valorizar a leitura, a fundação desenvolve em parceria com o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), oficinas de capacitação para os educadores e voluntários. Nas oficinas, são vivenciadas atividades de leitura, articuladas à reflexão e discussão teórica.

Os participantes têm oportunidade de discutir sua prática, bem como trocar experiências. As técnicas envolvem a dramatização ou teatralização das histórias, para atrair a atenção das crianças. Como parte do projeto, o profissional leva um baú cheio de livros (100 títulos para o ensino fundamental e 200 para o básico) para realizar as rodas.

Uma das que participou da experiência foi a bibliotecária Cristiane Aparecida Viana, 27 anos, que é deficiente visual e trabalha na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, em São Bernardo. “O material é riquíssimo e deu para aprender bastante, pena que não fizeram também em braile”, afirmou. Ela adapta livros para essa linguagem (com a ajuda de outras pessoas) e utiliza as técnicas aprendidas. Recentemente, participou de uma roda de leitura durante a feira Reatech (de Reabilitação e Tecnologia), a convite da montadora.

Convênio – Na última semana, a Fundação Volkswagen assinou convênio com a Prefeitura de São Bernardo em que amplia o alcance dos projetos Estudar para Valer, Entre na Roda e Encantar na Escola. Numa primeira fase deverão ser beneficiados 9 mil alunos e 270 profissionais de ensino da rede municipal.

Como a orientação tem como alvo também multiplicadores, que passam o conteúdo apreendido para outros professores, a expectativa é de que toda a rede municipal (60 mil alunos e 2 mil professores) seja atendida ainda neste ano.

Entre os projetos, o Estudar para Valer visa ao aprimoramento de práticas pedagógicas da língua portuguesa e matemática, e o Encantar na Escola se destina a promover a formação musical de crianças e adolescentes.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;