Internacional Titulo
Itália mantém postura antiguerra
Do Diário OnLine
21/02/2003 | 12:04
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, disse nesta sexta-feira, depois de se reunir com seu colega italiano, Silvio Berlusconi, em Roma, que os dois países estão buscando um acordo quanto à guerra no Iraque. Blair também disse que a Europa deve reforçar seu papel no cenário internacional.

Segundo Berlusconi, a Itália deseja uma solução pacífica, e que ele e seu país estão comprometidos a chegar a um desarmamento iraquiano. O premiê disse que tentaria outras vias para que isso acontecesse.

"Precisamos fazer um grande esforço para nos proteger. Vamos colocar pressão militar sobre Saddam Hussein. Em outras palavras, queremos evitar a guerra", reiterou Berlusconi.

Já Blair voltou a dizer que o presidente iraquiano violou a resolução 441 da ONU, que pede a Saddam que se desarme, que coopere total e imediatamente e que afirma esta seria sua última chance. "Se não houve cooperação total por parte do Iraque, então houve violação da resolução", concluiu Blair.

O premiê britânico insistiu que a autoridade da ONU será afetada se o mundo não desarmar o Iraque, apesar de seu país buscar uma solução pacífica para o conflito.

Berlusconi, no entanto, reforçou que a Itália está determinada a conseguir o desarmamento pela paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;