Cultura & Lazer Titulo Especial
Ao estilo britânico

Costumes europeus que fazem parte do nosso cotidiano serão
retratados em atrações do programa 'S.Paulo Para Inglês Ver'

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
05/06/2012 | 07:04
Compartilhar notícia


A histórica influência britânica na cidade de São Paulo é tema de programação especial neste mês no Sesc São Caetano (Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800). Os costumes europeus que hoje fazem parte do nosso cotidiano são retratados por meio de atrações do programa 'São Paulo Para Inglês Ver'. Aproveitando a aproximação do início da Olimpíada deste ano, que ocorre em Londres entre 27 de julho e 12 de agosto, o projeto conta com exposições, shows e sessões de cinema montadas para demonstrar como a cultura dos imigrantes ingleses na Capital no passado foram responsáveis por fortes costumes da sociedade atual.

As ações começaram no dia 21, com exposição que reúne fotografias feitas por João Correia Filho. Os registros destacam o universo de trens e rodovias desde o século 19 até o atual estado das estações paulistanas. Não ficam de fora imagens da Vila de Paranapiacaba, que abrigou a companhia britânica São Paulo Railway e que ainda conta com estrada de ferro e antigos vagões espalhados pelo local. A visitação ocorre de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 17h. A mostra segue até 21 de julho.

O cinema entra na programação do evento a partir de hoje, às 20h, com exibição de 'Curtas do Chaplin', formado por curtas-metragens do lendário Charles Chaplin (1889-1977). A sessão mescla dez filmes produzidos pelo cineasta, com destaque para obras protagonizadas pelo personagem Carlitos, casos de 'Carlitos Faceiro', 'Carlitos e o Relógio' e 'Carlitos Repórter'. A entrada é franca.

No dia 19, no mesmo horário, quem entra em cartaz é 'São Paulo S.A.' (1965), de Luiz Sérgio Person.

A música também marca presença nas atividades com shows da cantora Miranda Kassin, programado para dia 12, às 20h. Ela traz para o Grande ABC apresentação baseada no trabalho 'I Love Amy', elaborado em 2008 em homenagem ao elogiado repertório da britânica Amy Winehouse, que morreu em julho. Sucessos como 'Rehab', 'Back To Black' e 'You Know I'm No Good' ganham releitura na voz de Miranda. Os ingressos custam entre R$ 2 e R$ 8.

Oficinas e workshops complementam as ações especiais. Toda a programação do 'São Paulo Para Inglês Ver' está na página da unidade de São Caetano no site do Sesc (www.sescsp.org.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;