Esportes Titulo
Ramalhão muda a zaga para pôr fim à rotina dos gols sofridos na Série B
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
10/08/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


Com média de dois gols sofridos por jogo e a segunda pior defesa do Campeonato Brasileiro da Série B, o Santo André entra em campo hoje, às 19h30, no Estádio Bruno Daniel, contra o América-MG. Em 12 rodadas até agora, o Ramalhão sofreu 24 gols e, para dar um basta a essa situação que contribui para que o time ocupe a 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento, o técnico Sérgio Soares terá nova dupla de zaga.

Com a suspensão de Halisson (recebeu o terceiro cartão amarelo), Marcelo Godri e Vitor Hugo disputam a vaga na defesa. O treinador andreense não adiantou a escalação, mas disse que entre as opções não há diferença significativa na escolha entre um ou outro. "Não muda muita coisa, só o ritmo de jogo", explicou o técnico. Isso porque Godri não joga há quatro rodadas (desde o clássico contra o São Caetano) e Vitor, há oito (contra a Lusa).

Sabedores da responsabilidade que terão em campo, os jogadores demonstram confiança em ajudar o Ramalhão a não ser vazado - o que só aconteceu uma vez na competição, na sexta rodada, contra o Vila Nova (3 a 0). "Sabemos que se não tomar gols, não perdemos", disse Vitor Hugo. "Temos de entrar ligados desde o começo. É um jogo difícil, sabemos da nossa situação, mas não sofrendo gol e não dando espaço a eles, lá na frente a gente confia que o time vai resolver", emendou Godri.

Apesar da concorrência por uma vaga, ambos mantêm-se tranquilos. "É uma disputa saudável. Estamos treinando e o Sérgio vê quem está melhor", afirmou Vitor. "Chegou a chance e quem entrar ao lado do Douglas espero que possa ajudar o time a conquistar a vitória", completou Godri.

O Ramalhão ainda terá outros três desfalques: Toninho e Gil (machucados) e Wendel (suspenso). A outra novidade no time deve ser a volta de Makelele na meia defensiva. No ataque, Anderson Gomes recuperou-se de lesão muscular e retorna a formar dupla com Anderson Costa.

Da parte dos mineiros, que buscam entrar no G-4, o lateral Marcos Rocha (suspenso) e o atacante Fábio Júnior (machucado) estão fora.


Anderson Gomes cobra postura forte

Contra a Ponte Preta, Anderson Gomes desfalcou o Santo André com lesão muscular sofrida após o jogo contra o América-RN. E fez falta. Mas hoje, contra o América-MG, ele está de volta, preparado e acredita que se a defesa fizer sua parte o ataque não deixará por menos.

"Estou 100%. Independentemente de não tomar gols, o importante mesmo é fazer para dar tranquilidade a eles lá atrás", comentou Gomes, que contribui ao primeiro combate na saída de bola dos adversários.

Para o jogador, é necessário que o Santo André se imponha desde o início. "Temos de ter postura forte. Independentemente da equipe que enfrentarmos, nessa Série B é sempre difícil. Mas temos que lutar pela vitória", concluiu Gomes. DB

 
Sérgio Soares mais uma vez não pode repetir escalação

O técnico Sérgio Soares vem defendendo desde o início do Campeonato Brasileiro da Série B ou, no mínimo, desde a volta da Copa do Mundo, que o necessário para o Santo André entrar nos trilhos na competição é o time titular ter sequência. Mas mais uma vez as lesões e suspensões não deixarão o treinador escalar a mesma equipe duas vezes. Hoje, no jogo contra o América-MG, o Ramalhão terá a 13ª escalação diferente no torneio.

Com as lesões de Toninho e Gil, e as suspensões de Halisson e Wendel, Sérgio Soares teve de mexer no time andreense em busca dos tão necessários três pontos. "Atrapalha não manter o time, mas vamos colocar bons jogadores, acostumados a jogar nas posições e buscar fazer a nossa parte dentro de casa", comentou Soares.

A situação do time, que ocupa a primeira posição na zona de rebaixamento, deve servir de estímulo a mais para o jogo. "Um resultado positivo nos tira dessa colocação." (Dérek Bittencourt)

 
Quarteto do Paulistão lamenta fase ruim
Não existe torcedor do Santo André que não tenha saudades do quarteto ofensivo que brilhou na campanha do vice-campeonato paulista. Bruno César, Branquinho, Nunes e Rodriguinho tiveram desempenho fantástico no Ramalhão e após a bela campanha no Estadual bateram asas. Hoje, eles brilham na Série A do Brasileiro, mas garantem que mantêm forte ligação com o Santo André e lamentam a fase ruim que o clube atravessa.

Nunes é o que mais sente a queda da equipe. Revelado no clube, o jogador está emprestado ao Vasco e sonha voltar ao Ramalhão. "Converso sempre com o Júlio (César, goleiro) e peço para ele cobrar o time. Gosto do Santo André, tenho contrato (até maio de 2011) e vontade de jogar a Série A pelo clube. Fico triste pelo momento, mas torço para que dê tudo certo", disse o atacante que se recupera de inflamação no músculo adutor da coxa direita e esteve ontem no treino do Ramalhão.

O atacante tem a receita para que a equipe retome o caminho das vitórias. "Quando entro em campo é para ganhar. Brigo, vou forte e por isso muitas vezes fui expulso. E é isso que peço para o Júlio cobrar dos jogadores", contou.

Outro que se mostra preocupado com a situação é o meia Bruno César. O jogador do Corinthians, no entanto, confia na recuperação. "Fico chateado. É um clube que aprendi a gostar. Posso dizer que há profissionais competentes trabalhando no Santo André, como o Sérgio Soares (técnico) e tenho certeza que eles vão se recuperar", disse.

Branquinho, hoje no Atlético-PR, é outro que segue ligado nas coisas do Ramalhão. Além de conversar com os ex-companheiros, manda vibrações positivas. "Mesmo aqui em Curitiba continuo torcendo e acompanhando o Santo André. Tenho muitos amigos no clube e estou chateado pela posição que está na tabela da Série B", confessa.

Autor de gols incríveis, Rodriguinho, agora no Fluminense, sabe como é difícil a fase de adaptação. Ele ficou esquecido no Ramalhão por sete meses antes de brilhar no Paulistão. "Demora para o jogador chegar e se adaptar. É isso que está acontecendo no Santo André. Trocaram muitos jogadores e vai levar um tempo até engrenar. Mas o time é bom e vai lutar pelo acesso", projeta o atacante, vice-artilheiro do Paulista com 15 gols. (Colaborou Dérek Bittencourt)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;