Cultura & Lazer Titulo Especial
Cultura a favor do planeta

Virada Sustentável reúne diversas atrações em São Paulo

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
02/06/2012 | 07:02
Compartilhar notícia


A arte e o meio ambiente têm encontro especial neste fim de semana em São Paulo. Como meio de incentivar o público a refletir sobre a questão da sustentabilidade, a cidade recebe nova leva de atrações culturais com a programação da Virada Sustentável.

Seguindo os moldes da já tradicional Virada Cultural, que ocorreu nos dias 5 e 6 de maio, o evento temático reúne cerca de 600 atividades gratuitas, como show musicais, apresentações de teatro, sessões de cinema e exposições especiais, espalhadas por diferentes ponto da Capital. Todas as ações terão conteúdo que foca as preocupações com o planeta.

Os programas começam às 8h de hoje e seguem até à 0h, sendo que amanhã haverá atividades entre as 8h e 20h. Apesar do nome do projeto sugerir 24 horas de atividades, a madrugada será resguardada para o descanso do público.

DIFUNDINDO IDEIAS

Um dos objetivos da segunda edição da Virada Sustentável é fazer com que a população de São Paulo se atente a série de problemas que serão discutidos no encontro 'Rio+20', conferência especial sobre o meio ambiente e desenvolvimento organizada pelas Nações Unidas que irá ocorrer no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22. Assuntos como a biodiversidade, mudanças climáticas, direitos humanos, mobilidade urbana e qualidade de vida serão trabalhados de maneira a mostrar que a sustentabilidade não precisa ser um tema tedioso.

Na programação de hoje, o cinema serve de palco para debate sobre as drogas no Brasil com a exibição do documentário 'Quebrando o Tabu' (2011), de Fernando Grostein Andrade, às 20h, no Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral. Tel.: 3629-1075), no Parque do Ibirapuera. Após a projeção, o diretor participa de bate-papo com o público.

Entre as exposições, destaque para as obras do artista plástico Wagner Pedro Ribeiro. Suas esculturas de metal foram feitas a partir de sucatas e deixam de lado o processo de solda (que prejudica o meio ambiente) para buscarem encaixes por meio de parafusos. Os trabalhos, como figuras de animais, reis, guerreiros e santos, estão espalhados pela Biblioteca de São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2.630. Tel.: 2089-0800), no Parque da Juventude.

Além das atrações artísticas, o projeto também promove campanha de coleta de lixo eletrônico. O Grande ABC tem ponto para receber os descartes montado no espaço do Extra Anchieta (Rua Garcia Lorca, 301), em São Bernardo. No ano passado, o evento conseguiu arrecadar 27 toneladas de resíduos eletroeletrônicos.

Toda a programação da Virada Sustentável está em seu site oficial (www.viradasustentavel.com).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;