Setecidades Titulo Flexibilização
Região deve desobrigar uso de máscaras em lugares fechados

Medida será definida pelo Consórcio na próxima quarta depois do anúncio do governo do Estado

Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
16/03/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/ DGABC


As cidades da região devem retirar na quarta-feira a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, como bares, restaurantes, cinemas, teatros, entre outros espaços – o uso do item em lugares ao ar livre já está abolido desde da semana passada nos sete municípios do Grande ABC. A medida deverá ser formalizada logo após o anúncio do governo do Estado, que está agendado para acontecer no mesmo dia, conforme informou o governador João Doria (PSDB), durante visita à cidade de Catanduva, no Interior de São Paulo, no dia 11.

O presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), confirmou com exclusividade ao Diário que as cidades devem seguir a determinação do governo estadual, em comum acordo com todos os prefeitos da região. “ Sempre consultamos os colegas (prefeitos da região) e, salvo diferenças pontuais, todos acabam por seguir a mesma definição construída pelo Estado”, pontuou Paulo Serra. 

São Bernardo é a única cidade da região que já liberou o uso das máscaras em alguns ambientes fechados e de consumo imediato de alimentos, como bares, restaurantes, padarias e bufês. O Paço são-bernardense informou, por meio de nota, que realizará na quinta-feira, dia 17, reunião com o Comitê de Combate ao Coronavírus da cidade para deliberar as novas flexibilizações e avaliar as decisões tomadas pelo governo estadual.

A médica infectologista do Hospital São Franciso, Fabiana Romanello, acredita que a liberação da máscara deve ser realizada de maneira consciente e gradativa. Ela reforça que os dados epidemiológicos devem ser analisados semanalmente e os resultados ponderados. “O momento se mostra ideal para que o uso de máscaras seja liberado em ambientes abertos , à princípio. Isso porque os baixos números de infectados permitem tal flexibilização, que deve acontecer de forma gradual e, acompanhada de conscientização da população e das autoridades. Se não houver uma liberação consciente, com acompanhamento dos dados, pode ser necessário retroceder com as medidas mais restritivas”, alerta a especialista. Fabiana ainda ressalta que o distanciamento físico e higienização das mãos devem continuar ser respeitadas para evitar a alta disseminação dos casos de coronavírus. 

QUEDA NOS INDICADORES

A taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria no Grande ABC diminuiu 24,1% na última semana. Ontem, eram 129 leitos ocupados, ou seja, 15,6% da capacidade total das cidades. Na semana passada o índice chegou a 18,95% – 170 pacientes estavam internados em leitos de UTI e enfermaria em razão da Covid-19. Nesse ano, o maior registro de ocupação de leitos de UTI ocorreu em 3 de fevereiro, quando foram computados 349 pacientes acamados. 

NOVA VARIANTE

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou ontem que o Brasil tem dois casos da deltacron, variante que mistura as cepas delta e ômicron. Um registro foi feito no Amapá e outro no Pará. A cepa combinada vem sendo monitorada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) desde o início desse mês, quando os primeiros casos foram identificados na França.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;