Política Titulo Na história da região
Patty Ferreira será 1ª mulher negra a assumir como prefeita

Moradora da periferia de Diadema, ela vai ficar no cargo durante férias de José de Filippi Júnior

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
08/02/2022 | 00:02
Compartilhar notícia
Denis Maciel 4/1/21


Patty Ferreira (PT) marcará seu nome na história a partir de hoje, quando passará a ser a primeira mulher negra a assumir como prefeita de um município do Grande ABC. Patty ocupará o cargo para comandar a cidade pelos próximos dez dias, devido às férias do prefeito José de Filippi Júnior (PT). A posse será na Câmara Municipal, e ela ficará à frente do município até o dia 17.

Empresária, empreendedora, umbandista e mãe solo, Patty já havia deixado para trás os padrões da política regional ao se eleger a primeira mulher negra vice-prefeita. Moradora da periferia de Diadema, Patrícia Ferreira pretende dar continuidade às ações da administração, em plano de governo aprovado pelos moradores de Diadema.

“Quando definimos que a Patty seria minha vice, tive um orgulho muito grande, em um sentimento que ultrapassava a questão política. Toda história de vida da Patty, seu trabalho e seu jeito aguerrido mostram que uma mulher negra pode chegar ao lugar que quiser, e não somente aos locais que historicamente impuseram a elas”, disse Filippi. “Patty tem meu apoio e tenho certeza que vai cuidar da nossa gente com todo carinho e dedicação nesse período.”

Desde janeiro de 2021, Patty é secretária de Assistência Social e Cidadania. Assumiu a função em meio às consequências sociais trazidas pela Covid-19. Seu trabalho tem sido focado justamente em ações para reduzir a desigualdade, com promoção de políticas públicas de valorização do morador da cidade.

“Assumo essas férias do prefeito Filippi sob a batuta dele, para seguir avançando nas políticas que temos construído desde o ano passado. Ao mesmo tempo, é sim um momento de empoderamento. Da mulher, da mulher negra, de outras possibilidades, de um olhar mais acolhedor. Hoje, uma mulher preta da periferia vai poder ver no Paço Municipal uma mulher preta prefeita. E vai saber que, se eu cheguei, ela também pode. E esse olhar, de ter uma mulher companheira de chapa, também foi todo do Filippi, foi uma visão dele. Estou emocionada, mas sei que estou lá representando o prefeito, fazendo o papel dele da melhor forma possível.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;