Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 24 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

Como emitir o comprovante de vacinação do SUS em português, inglês e espanhol

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Redação
Do Rota de Férias

30/07/2021 | 12:56


Ainda não existe um comprovante de vacinação contra covid-19 aceito mundialmente, mas a abertura gradativa das fronteiras para quem chega do Brasil a alguns destinos, como Suíça, França e Canadá, está levantando a questão da importância de viajar com um certificado. No Brasil, existe a opção de gerar o documento a partir do aplicativo ConecteSUS. A versão final pode ser emitida em português, inglês e espanhol.

Seguro viagem prático e eficiente – Ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5 na caixa “Cupom de desconto” da Seguros Promo.

Antes de viajar para qualquer lugar, no entanto, é recomendável checar se esse comprovante de vacinação contra covid-19 do SUS será aceito ou você precisará correr atrás de algum documento específico. Você pode fazer isso com agentes de viagem ou nos sites oficiais das embaixadas e consulados dos países para onde pretende ir, pois cada destino vem adotando uma política diferente.

Como emitir o comprovante de vacinação via ConecteSUS

Para emitir o comprovante de vacinação, você precisará se cadastrar no site da ConecteSUS ou baixar o aplicativo do sistema, disponível Apple Store (iOS) e na Play Store (Android).

Além do certificado da vacina contra covid-19, a plataforma reúne outras informações, como histórico de saúde, atendimentos realizados no SUS, medicamentos distribuídos e provas de outros tipos de vacinação.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Confira o passo a passo para emitir o comprovante de vacinação contra covid-19:

1 Ao acessar o site ou aplicativo, clique em “Entrar”. É necessário cadastrar uma conta gov.br para acessar seus dados a partir do CPF e de uma senha. Depois disso, dá para acessar dados referentes a vacinas, medicamentos, exames e tudo mais que o sistema oferece.

2 Ao clicar no campo “Vacina”, já dá para observar a sua carteira de vacinação de forma digital. Siga adiante clicando na setinha para a direita ao lado do nome do imunizante para gerar o comprovante de vacinação.

3 Na parte inferior da tela, clique em “Certificado de Vacinação”.

4 No menu com a bandeira do país, escolha se você deseja gerar o documento em português, inglês ou espanhol (clique nele para que as opções sejam listadas na tela).

5 Pronto, seu comprovante de vacinação pode ser impresso ou exibido, na língua escolhida, para as autoridades que o solicitarem. Há um QR Code para facilitar o processo.

Vale dizer que, no caso do certificado de vacina contra covid-19, o ConecteSUS traz informações completas, como qual imunizante foi aplicado, o lote de fabricação e as datas em que as doses foram ministradas.

Vai viajar de avião? Pesquise aqui as melhores opções de passagens aéreas.

Quando acessar os dados

Após tomar uma dose, o ConecteSUS pode demorar até sete dias para adicionar o sistema todas as informações. Portanto, aguarde esse tempo para consultar o sistema e gerar o seu comprovante de vacinação digital.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;