Política Titulo
Corrêa diz que foi induzido a pedir afastamento de Dirceu
Do Diário OnLine
Com Agências
18/02/2004 | 16:11
Compartilhar notícia


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Maurício Corrêa, sugeriu nesta quarta-feira que o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, deveria se afastar do cargo durante as investigações do caso Waldomiro Diniz — mas depois voltou atrás. O ex-subchefe para Assuntos Parlamentares da Presidência, que pediu propina para um bicheiro em 2002, foi nomeado para o cargo por Dirceu.

Em audiência pública no Senado, Corrêa lembrou o caso de Henrique Hargreaves, ministro da Casa Civil no governo Itamar Franco que se afastou durante investigações de um caso de corrupção. “Eu prefiro acreditar que o ministro José Dirceu não tem nada a ver com o problema. Entretanto, conheço uma experiência extremamente salutar, na época em que Itamar Franco era o presidente da República. Houve uma questão para se apurar a possível participação e envolvimento do ministro Hargreaves e o Itamar combinou com ele, que foi afastado do governo e só voltou quando se esclareceu que não tinha absolutamente nada com aquele caso".

Mas após a repercussão negativa, o presidente do STF disse que não tem nada contra José Dirceu e explicou que foi induzido ao erro. “Estou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) e vem uma pergunta dizendo que ele (Dirceu) se propôs a sair. Qual a resposta que vocês queriam que eu desse?”.

Controle externo- Corrêa aproveitou o caso Diniz para criticar o controle externo do Judiciário. Ele citou as denúncias para perguntar por que apenas um dos Poderes da República tem de ser controlado — o ministro é contra a medida.

“Por que tem que haver um controle externo do Judiciário e não se faz um controle para examinar situações dessa natureza?”, indagou em audiência pública no Senado. Ele também citou a questão da convocação extraordinária do Congresso, perguntando o que foi votado nesse período pelos parlamentares e quanto foi gasto com as sessões extraordinárias. “Isso merece um controle externo, para se saber o que não foi feito? Não. Isso é uma questão do Congresso Nacional”.

O presidente do STF apresentou ainda um outro exemplo: a hipótese de o Senado ou a Câmara não considerar que houve quebra de decoro parlamentar por parte de um de seus membros. “Não seria o caso de um controle externo ou isso seria uma violação da independência ou da autonomia do Legislativo? Acho que sim, que seria uma violência”.

O ministro Maurício Corrêa também se referiu ao fato de a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não ser fiscalizada sequer pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Não estou pedindo para que ela seja fiscalizada, só estou mostrando a realidade”, declarou.

Ele explicou que o STF não se opõe à criação de um Conselho Nacional de Justiça para fiscalizar o Judiciário, desde que ele seja formado apenas por juízes. Pela proposta da reforma, membros da sociedade civil poderiam fazer parte do grupo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;