Internacional Titulo
Fidel anuncia revalorização do peso cubano
Da AFP
18/03/2005 | 10:59
Compartilhar notícia


O presidente cubano Fidel Castro reivindicou o socialismo como sistema político, exigiu que se acabe com a corrupção e anunciou uma revalorização do peso cubano sobre o dólar, em uma "intervenção especial" realizada ante a nata da direção comunista da ilha.

"É preciso acabar com o mercado negro", afirmou Fidel em seu discurso, realizado na noite desta quinta-feira diante de 2 mil representantes de seu governo, oficiais das Forças Armadas e sindicalistas. "Temos a causa mais justa, o melhor sistema (político) e os estávamos desperdiçando".

O discurso presidencial, anunciado horas antes pela imprensa oficial, havia despertado expectativas na população.

Pouco antes de concluir seu discurso de quase três horas, Fidel anunciou uma revalorização de 7% do peso cubano sobre o dólar, depois de alegar um "excelente comportamento econômico e financeiro no país".

A nova taxa de câmbio, em vigor a partir desta sexta-feira, será de 24 e 25 pesos para compra e venda, respectivamente, contra os 27 e 26 da cotação do dia anterior.

Depois de explicar dados e cifras para superar a crise energética cubana, Fidel mudou de tema e voltou a falar das propriedades alimentícias do chocolate, um tema que também abordou em seu discurso de 8 de março passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;