Internacional Titulo
Washington comemora vitória de Yushchenko e pede prudência sobre Iraque
Da AFP
12/01/2005 | 07:53
Compartilhar notícia


O Departamento de Estado dos EUA comemorou na terça-feira a decisão da Corte Suprema ucraniana de declarar Viktor Yushchenko vencedor da eleição presidencial, aproveitando para fazer um apelo para que se examine "cuidadosamente" qualquer decisão de retirada de suas forças do Iraque.

Washington "saúda o fato de que a Comissão Central tenha certificado Yushchenko como o vencedor", declarou em uma coletiva de imprensa o porta-voz Richard Boucher, acrescentando que é "um passo capital na luta do povo ucraniano pela democracia".

Boucher disse ainda que o governo dos Estados Unidos enviará felicitações mais formais depois que foram descartadas as últimas possibilidades de recursos judiciais por parte de seu adversário, Viktor Yanukovich.

O porta-voz fez uma nova advertência ao próximo presidente sobre o delicado tema da retirada das tropas ucranianas do Iraque. "Esse tipo de decisão é de competência de um novo governo e achamos que isso deve ser feito em consulta plena com os Estados Unidos", insistiu.

"Estamos confiantes no fato de que o novo governo ucraniano, quando assumir suas funções, examinará esse tema cuidadosamente e falará como se deve conosco e com os iraquianos", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;