Cultura & Lazer Titulo
Pereio sem frescura
Luiz Almeida
Da TV Press
16/06/2006 | 09:32
Compartilhar notícia


Como ator, Paulo César Pereio é um ícone do cinema nacional. Sempre que se pensava em um personagem irônico, irreverente e desleixado, o nome dele vinha à baila. Um programa de entrevistas comandado por ele na TV não tinha como fugir dessas características. E ele é o Sem Frescura, já há três anos no ar pelo Canal Brasil (Sky).

PERGUNTA: No Sem Frescura há o oposto do que costuma acontecer nos programas de entrevista...

PEREIO: E esse é o barato. O que dá mais certo no programa é esta procura pela contradição, quero a ousadia, gosto de polêmica. Não sigo roteiros ou pauta previamente definida e não me importo se, por acaso, tropeçar durante a entrevista, o que não acontece com programas do gênero. Atualmente existe uma convenção de que a gente não pode errar. Então, coloca-se o erro no poder, passa-se a sofrer a ditadura do erro. Por conseguinte, você também não acerta nunca. Fica tudo como uma linha pontilhada que deve ser seguida à risca. Para mim, o erro é Deus e temos de ir atrás dele para acertar. É preciso não ter medo.

PERGUNTA: Mas entrevistas podem não render...

PEREIO: É claro. Existem as entrevistas que dão um ótimo bate-papo e outras que não. Na conversa com a Martha Medeiros, que escreveu a peça O Divã e está em cartaz há muito tempo, por exemplo, pintou uma antipatia mútua. Nada funcionou. Meu senso de mau humor, de escrotidão, não deu com o dela. Uma pena. Nem sempre a gente acerta na escolha dos convidados.

PERGUNTA: Os convidados são das mais variadas áreas do conhecimento. É você mesmo quem escolhe?

PEREIO: É fundamental que a pessoa que vai ao meu programa seja interessante. O objeto do programa é o meu convidado e ele tem de ter alguma coisa para falar. Primeiramente, procuro as pessoas que gosto. Mas já cumpri sem problemas a pauta da casa e da diretora, que é a minha filha, Lara Velho. No início, quando me impunham determinadas pessoas que não concordava, reclamava. Mas, hoje, freqüentemente esses convidados sempre me ganham.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;