Política Titulo
Mateus filia-se no PSDB e complica plano de Ozelito
Por Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
08/10/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


No último dia para os que almejam lançar candidaturas em 2012 se filiarem a partidos políticos, o PSDB conquistou a adesão do ex-prefeiturável Mateus Prado. A manobra, de quebra, conferiu protagonismo ao tucanato mauaense em eventual aliança com o PTB, do vereador Irmão Ozelito, para a corrida ao Paço de Mauá em 2012. O parlamentar articula chapa a prefeito com seu colega na Câmara, Edimar da Reciclagem (PSDB).

Até a filiação de Mateus, os vereadores estavam desprovidos de vaidades sobre a cabeça da chapa. O tom diplomático mudou e agora o PSDB garante que terá candidato a prefeito. A Ozelito restou brigar pela vaga de vice de Edimar, ou então alçar voo solo ao Executivo.

"O Mateus será o meu vice (se Ozelito optar por encabeçar outra chapa) ou então o coordenador da campanha (se o petebista firmar aliança com os tucanos e aceitar a vice)", sintetizou Edimar. "Está descartado eu ou o Mateus ser candidatoa vereador", enfatizou.

Em 2008, Mateus (então no Psol) terminou a eleição a prefeito em quarto lugar, com 2% dos votos válidos (5.538 sufrágios). Nas últimas semanas, seu nome foi ventilado em vários partidos, entre eles o PPS, do vereador Atila Jacomussi, outro pré-candidato ao Paço. Na sigla, além de se contentar em ficar como o plano B para a disputa majoritária, teria de fazer as pazes com Atila, seu desafeto declarado.

No PSDB, encontrou projeto de candidatura que se opõe ao governo do prefeito Oswaldo Dias (PT) e ao grupo do ex-chefe do Executivo Leonel Damo (PMDB). "O Edimar me acolheu em momento difícil, em que o Oswaldo tentou me tirar do debate", acusa, sobre suposta movimentação do prefeito para fechar as portas de partidos para o seu ingresso.

Por gratidão, afirma que não cogita lançar candidatura a prefeito, a não ser que o vereador tucano abdique da empreitada para tentar se reeleger na Câmara. "O Edimar está no PSDB há mais tempo, respeito isso. Se ele quiser ser candidato, será. Não vai ter prévia, pesquisa, nada."

Se por um lado o novo tucano garante que não atrapalhará os planos de Edimar, por outro admite que a aliança com Ozelito e o PTB perde força. "Acredito em chapa pura do PSDB."

Irmão Ozelito não retornou aos contatos da equipe do Diário.

 

 ‘Andarilho' acusa Oswaldo de estelionato eleitoral

 

Apesar de a sua trajetória política contabilizar a disputa de apenas uma eleição, Mateus Prado, 36 anos, coleciona passagens por vários partidos desde que deixou o PT, após 15 anos de militância na legenda.

Em 2005, migrou para o Psol, por onde foi candidato a prefeito em 2008. "A partir daí, precisei emitir sinais para confundir o Oswaldo", justifica. No segundo turno do pleito, assinou ficha de retorno ao PT, mas o documento nunca foi entregue ao cartório. "Foi o meu ato de apoio ao Oswaldo, só que quando (em 2009) decidi disputar o comando do diretório (petista), percebi que não estava filiado. Foi estelionato eleitoral do Oswaldo."

Em 2010, Mateus ingressou no PSDC e, neste ano, assinou filiação ao PV, teve a ficha abonada por Marina Silva, mas também não houve registro em cartório.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;