Memória Titulo Memória
Brincadeiras de ontem, eternas brincadeiras

Rodar pião, jogar fubeca, empinar pipa...

Por Ademir Medici
12/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Nas nossas férias fizemos curso maravilhoso no novo espaço da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, em Santo André. Fica na Vila Valparaíso. Foi inaugurado dia 26 de abril. Vale conhecer. Nome do curso: história ambiental local, que faz parte do projeto Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes.

Só pelo título dá para imaginar a beleza do curso. E uma das expositoras foi a pesquisadora Maria Claudia Ferreira, do facebook Santo André, Ontem e Hoje. Várias surpresas, em especial quando foram postas no telão fotos de uma gincana realizada em 1974 entre alunos e professores da Escola Estadual Professor Paulo Sinna, da Vila Tibiriçá.

Há 45 anos, Marina Moreno e Raimundo Villanueva Facundo reviveram brincadeiras infantis. Roberto Molero recuperou as fotos, divulgando em dobradinha com a Cláudia.

Os mais experientes logo identificarão cada brincadeira.

Deixamos aos jovens o desafio de decifrá-las. Amanhã publicamos outras, e revelamos os nomes das de hoje, de um tempo absolutamente não digital e que todos da época guardam com muito carinho na memória.

HISTÓRIA AMBIENTAL LOCAL
Expositores
Da Escola Ambiental, Stella Maria Siste, Paula Regina Padial Hirak e Karol Ferreira Santos
Do Museu de Santo André, Leonice Mantovani Parajara e Paulo Tacio
Do Facebook Santo André, Ontem e Hoje, Claudia Ferreira
As fotos nos foram enviadas pela Karol.
Novo endereço do Centro de Referência em Educação Ambiental: Rua Igarapava, 250, Valparaíso, em Santo André.

Interação com Facebook
‘A gargalhada do empresário assassinado’

O delegado encara o investigador. E solta uma pergunta para iniciar o diálogo de plantão.
Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 12 de maio de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos...
Sexta-feira, 12 de maio de 1989 – ano 32, edição 7063

Santo André – Minirreforma da Prefeitura entra em vigor.
Indústria – Basf anuncia duas novas unidades em São Bernardo: uma fábrica de resinas e outra de tintas.
Ponto de Vista (Alexandre Takara) – A História é dinâmica e contraditória, como são contraditórias e dinâmicas as atividades humanas.
Nova Diretoria – Valter Moura assume a presidência da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo). Na parede, uma faixa: ‘Desde 1944 na defesa da livre iniciativa’.
Data – Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema comemora 30 anos.
Música – Trombonista Bocato, o músico revelado na Vila Baeta Neves, em São Bernardo, lança o LP Abruxa-te, em noite de gala no Teatro Municipal de Santo André.

Em 12 de maio de...

1564 – Ata da Câmara de São Paulo traz registros sobre a extinção da Vila de Santo André da Borda do Campo, ocorrida quatro anos antes, em 1560. Segundo os registros, há 15 anos os índios tamoios e tupiniquins atacavam Santos, São Vicente e Santo André. Devastavam roças e canaviais. Tornavam prisioneiros povoadores, escravos e buscavam mulheres brancas.
1914 – Josephina Celeste Angeli nasce em São Bernardo. A tia Pina, filha de Leone Angeli e Margarida Dusi, loteadores de Vila Dusi, no Centro. Ela se casou com Armando Zampieri em 1938 e foi eleita Mãe do Ano na década de 1970.
1919 – Anúncio: sítio para vender. A uma hora distante da Estação São Bernardo, hoje Santo André. Sete alqueires de terra. Preço baratíssimo. Ver e tratar na Vila de São Bernardo com Carlos Henbel.
Nota – Vila de São Bernardo, atual Centro de São Bernardo ‘do Campo’, que é cortado pela legendária Rua Marechal Deodoro.
Do noticiário do Correio Paulistano: Epitácio Pessoa, presidente eleito do Brasil, seguiu para Paris; o projeto alemão da constituição da Liga das Nações.

Hoje
Dia das Mães (não se esqueçam!)
Dia da Enfermagem e do Enfermeiro

Santos do dia
Nereu, Aquiles e Pancrácio. Mártires.

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 12 de maio:

Em São Paulo, Indiaporã
No Rio Grande do Sul, Amaral Ferrador, André da Rocha, Barão, Bom Princípio, Camargo, Cerro Branco, Cerro Grande do Sul, Cotiporã, Faxinalzinho, Jóia, Morro Redondo, Palmares do Sul, Paraíso do Sul, Poço das Antas, Salto do Jacuí, Santa Maria do Herval, Tavares, Três Coroas, Três Palmeiras e Vila Flores
Em Minas Gerais, Cambuquira
No Paraná, Cantagalo e Turvo
No Mato Grosso do Sul, Costa Rica, Douradina, São Gabriel do Oeste, Selvíria e Taquarussu
No Maranhão, Estreito
Na Bahia, Eunápolis
No Rio Grande do Norte, Lagoa de Pedras
Em Santa Catarina, Maracajá e Otacílio Costa
No Pará, Medicilândia
No Ceará, Miraíma
No Amazonas, Urucará

Fonte: IBGE


 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;